Sobre o Autor

Minha foto
Sou professor universitário a uma década, também possuo uma empresa de consultoria na área de CONTABILIDADE GERENCIAL. Sou produtor de cursos em EAD. Na hotmart estou com os seguintes cursos: PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE; HP 12C COM O AUXÍLIO DO EXCEL e CONTABILIDADE BÁSICA.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

CFC 1408/12

O Pronunciamento CFC 1408/12 alterou alguns tópicos referente a Controladas e Coligadas... para quem quer aperfeiçoar sobre este tema, sugiro entrar no site do CFC ou do CPC.
Para relembrar o tema, foi introduzido o item INFLUÊNCIA SIGNIFICATIVA... que conforme o CFC... quer significa...
Se o investidor mantém direta ou indiretamente (por exemplo, por meio de controladas), vinte por cento ou mais do poder de voto da investida, presume-se que ele tenha influência significativa, a menos que possa ser claramente demonstrado o contrário. Por outro lado, se o investidor detém, direta ou indiretamente (por meio de controladas, por exemplo), menos de vinte por cento do poder de voto da investida, presume-se que ele não tenha influência significativa, a menos que essa influência possa ser claramente demonstrada. A propriedade substancial ou majoritária da investida por outro investidor não necessariamente impede que o investidor minoritário tenha influência significativa.

 A existência de influência significativa por investidor geralmente é evidenciada por um ou mais das seguintes formas:
(a)      representação no conselho de administração ou na diretoria da investida;
(b)     participação nos processos de elaboração de políticas, inclusive em decisões sobre dividendos e outras distribuições;
(c)      operações materiais entre o investidor e a investida;
(d)     intercâmbio de diretores ou gerentes; ou
(e)      fornecimento de informação técnica essencial.

Ou seja, se uma empresa tiver investimento em outra companhia, pode efetuar o MÉTODO DE EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL, mas a obrigação é para empresas que detém o controle ou a Influência Significativa em outra empresa...

Visitem meu site, tem material gratuito e curso preparatório para EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE.



Abraço




Nenhum comentário:

Postar um comentário