Sobre o Autor

Minha foto
Sou professor universitário a uma década, também possuo uma empresa de consultoria na área de CONTABILIDADE GERENCIAL. Sou produtor de cursos em EAD. Na hotmart estou com os seguintes cursos: PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE; HP 12C COM O AUXÍLIO DO EXCEL e CONTABILIDADE BÁSICA.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Características qualitativas da informação contábil

Vamos falar agora das Características Qualitativas da Informação Contábil

A Resolução CFC 1374 de 2011 separa as características em FUNDAMENTAIS e DE MELHORIA... sendo que nas fundamentais são RELEVÂNCIA E REPRESENTAÇÃO FIDEDIGNA.
A informação RELEVANTE é aquela que pode fazer a diferença no processo de tomada de decisão. Digamos que num processo de análise de aquisição de uma empresa, onde a única informação que se tem de valor da empresa a ser adquirida é o Patrimônio Líquido exposto no Balanço Patrimonial, pois bem, o setor de contabilidade por acreditar que a empresa a ser adquirida esta num processo de crescimento significativo, decide elaborar o cálculo com base no Método FCD, e chega a informação que a empresa a ser adquirida vale 3 vezes mais do que esta exposto no Balanço Patrimonial, esta é uma informação considerada RELEVANTE neste processo decisório...
A REPRESENTAÇÃO FIDEDIGNA que substituiu a confiabilidade, pode ser entendida da seguinte maneira, a informação contábil não basta ser RELEVANTE, tem que representar este fato de forma FIDEDIGNA...e para que isto aconteça ela deve ser COMPLETA, NEUTRA E LIVRE DE ERROS.  
Estes atributos podem ser explicados da seguinte forma, tendo por exemplo dado na informação RELEVANTE... imaginamos que para se chegar ao resultado do Método de Avaliação de Empresas FCD, o profissional tem que considerar todos os dados, não deixando nada a ser considerado, por exemplo se não considerarmos a depreciação no cálculo, o valor do FCO vai ser alterado, como conseqüência também será alterado o valor final do FCD.
Tem que ser neutro por não representar tendências, o profissional não pode manifestar em momento algum algo que indique tendência...tanto nos cálculos quanto nas análises. Imaginamos que um profissional que tem por tendência a compra desta empresa, e para apurar o crescimento (g) ao invés de buscar informação de 5 anos, que traz um crescimento menor, busca dos últimos dois anos, com crescimento maior. Isto é tendencioso, pois elevará o valor da empresa a ser adquirida e forçara uma compra por parte dos tomadores de decisões.
A informação livre de erros, conforme o pronunciamento do CFC não significa livre de todos os erros, significa que não erros de omissões no fenômeno retratado. Imaginamos a situação descrita na neutralidade. A omissão de 3 anos no cálculo do crescimento (g) revela também que esta informação não esta livro de erros, mas não erros de cálculos, mas erros de omissão.
A aplicação destas características qualitativas são realizadas em três passos:
1 – identificar o fenômeno que tenha potencial de ser útil: exemplo a avaliação da empresa a ser adquirida
2 – identificar o tipo de informação que representaria com maior relevância e fidedignidade, exemplo a aplicação do Método FCD
3 – identificar se possui todas as informações disponíveis para representar com relevância e fidedignidade, exemplo disto é alguns dados para o cálculo não estarem disponíveis e que são fundamentais no cálculo aplicando o Método FCD.
As características de MELHORIA são quatro: comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade.
Na característica de melhoria COMPARABILIDADE, diferentemente de outras características, não esta associada a um único item, ou seja, precisa de mais dados para poder haver a comparação. Imaginamos novamente o exemplo dado, para ser uma informação relevante, o valor encontrado na empresa a ser adquirida necessita ser comprável com outra empresa do mesmo segmento e do mesmo porte, desta forma a informação terá uma maior relevância. Outro exemplo de comparabilidade são os indicadores extraídos da Análise das Demonstrações Contábeis, digamos que  a Margem de Lucro encontrada foi de 10%, pois bem, para ter relevância necessitamos deste mesmo indicador em uma empresa que atua no segmento da empresa que esta elaborando a análise.
Na característica de melhoria VERIFICABILIDADE, significa que diferentes observadores podem chegar a um consenso, embora não cheguem a um completo acordo. No exemplo dado sobre a avaliação da empresa a ser comprada, utilizando o mesmo método tanto o comprador quanto do vendedor podem chegar em resultados divergentes, mas juntos, podem analisar as bases de divergência, aplicando a característica de VERIFICABILIDADE e chegarem a um acordo. Por exemplo, a divergência é sobre o cálculo do WACC, então é neste ponto que os analistas precisam se ater e chegar a um acordo, devido ao fato de que se trata de um ponto relevante no cálculo para se chegar ao valor da empresa através do FCD.
Na característica de melhoria TEMPESTIVIDADE, diz respeito ao fato de ter a informação contábil a tempo de influenciá-lo na decisão. Exemplo disto, imaginamos que o profissional faça um excelente trabalho de análise da empresa a ser adquirida, com informações relevantes e fidedignas, mas que chegou a mãos do tomador de decisão tardiamente, ou seja, não foi tempestiva, não auxiliou no processo de tomada de decisão.
Na característica de melhoria COMPREENSIBILIDADE, a informação deve chegar ao tomador de decisão de forma que entenda o resultado da análise, por isto que uma análise, digamos da avaliação do valor de uma empresa com a aplicação do FCD deve ser abrangente e explicativa de tal forma que o tomador de decisão entenda com clareza o resultado da análise e tome a decisão de forma mais assertiva possível.
A aplicação das características qualitativas de melhoria é um processo interativo e que não segue uma ordem. Há casos em que uma característica terá que ser reduzida em favor de outra, para aumentar a RELEVÂNCIA e a FIDEDIGNIDADE.

Visitem meu site, tem material gratuito e curso preparatório para EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE.



Abraço



17 comentários:

  1. Olá! Muito boa sua explicação. Feito de forma simples, clara e objetiva facilitando o entendimento.

    ResponderExcluir
  2. Otima explicação, perfeito com bastante exemplos. Parabens

    ResponderExcluir
  3. Excelente Explicação....Ajudou Muito para o meu Entendimento....Estou no Terceiro Período de Contabilidade e Pessoas Como vc Me Motivam ainda mais a Persistir nessa área fantástica que é a Contabilidade...Tenho Muito o que Aprender e pode ter certeza que vc contribuiu muito agora.

    obrigado

    ResponderExcluir
  4. Olá mais como seria se fosse colocar exemplos do dia a dia dentro da nossa casa sobre as características fundamentais ? Eu ainda tenho dúvidas sobre o assunto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Stefany!
      Qual a sua dúvida? Quando você se refere a "casa" acredito que você queira dizer empresa, estou correto?

      Excluir
  5. Material muito claro é objetivo.
    Parabéns e sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Ótimo me ajudou bastante. Parabéns

    ResponderExcluir