Sobre o Autor

Minha foto
Sou professor universitário a uma década, também possuo uma empresa de consultoria na área de CONTABILIDADE GERENCIAL. Sou produtor de cursos em EAD. Na hotmart estou com os seguintes cursos: PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE; HP 12C COM O AUXÍLIO DO EXCEL e CONTABILIDADE BÁSICA.

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

CUSTO FIXO, POR UNIDADE É VARIÁVEL?

Olá pessoal!

Retomo um assunto muito importante é as vezes não compreendido, falo do comportamento dos CUSTOS FIXOS e VARIÁVEIS.
          Quando eu afirmo (já fiz isto em outras postagens) que os CUSTOS FIXOS por unidade são VARIÁVEIS e também afirmo que os CUSTOS VARIÁVEIS por unidade são FIXOS, eu quero dizer que (EXEMPLO...):
 Imaginem uma empresa produzindo um determinado produto, por exemplo cadeiras de alumínio. Pois bem, o alumínio consumido nas cadeiras é considerado custo variável. Vamos imaginar que para cada cadeira seja consumido 2 kg de alumínio, se a produção for de 1 cadeira o consumo será de 2 kg, se for de 1.000 cadeiras o consumo será de 2.000 kg, percebam que este custo variável por unidade tenderá a ser FIXO, ou seja, 2 kg de alumínio para cada cadeira.
Continuem imaginando esta mesma empresa de cadeiras de alumínio. Para produção a empresa alugou um pavilhão de 1.200 m² e desembolsa mensalmente 3.000,00 pelo aluguel. Vocês concordam que o aluguel é um custo fixo não é mesmo? Eu também concordo, mas vamos seguir com o exemplo, se a empresa produzir apenas uma cadeira de alumínio no mês, o custo do aluguel para esta cadeira será de...3.000,00 por cadeira. Agora se a produção for de 1.000 unidades por mês, o custo do aluguel por cadeira cairá para 3,00 por cadeira, percebam que o custo fixo (aluguel) por unidade (cadeira) é VARIÁVEL...

Fico por aqui

Até a próxima



Abraço



Nenhum comentário:

Postar um comentário