Sobre o Autor

Minha foto
Sou professor universitário a uma década, também possuo uma empresa de consultoria na área de CONTABILIDADE GERENCIAL. Sou produtor de cursos em EAD. Na hotmart estou com os seguintes cursos: PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE; HP 12C COM O AUXÍLIO DO EXCEL e CONTABILIDADE BÁSICA.

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Exercício sobre Débito e Crédito - Resolução

Olá!
Se você está vendo este post sem olhar o exercício anterior EXERCÍCIO SOBRE DÉBITO E CRÉDITO postado no dia 27 de Janeiro de 2017, sugiro que vá até lá e tente fazê-lo, não é dos mais difíceis (também não é dos mais fáceis..hehehe).

Bem, vamos lá, além de colocar a resolução vou me permitir comentar algumas contas que podem suscitar alguma dúvida, pintei de amarelo. Vou fazer isto logo após a tabela.
Se por acaso alguém ficou com alguma dúvida do porque uma determinada conta é a débito ou a crédito e não está pintada, me escreva.... joaorafael@upf.br...
Vamos a tabela:


Percebam que temos a coluna do débito igual a do crédito, mas isto não é garantia alguma que esteja certo... o que precisamos ter em mente é saber o porque que uma conta é débito ou o porque que é crédito.
Vamos as contas que eu marquei:
ÁGUA ADMINISTRAÇÃO: eu marquei esta conta por representar uma despesa e toda despesa tem saldo devedor, isto serve para outras contas, exemplo: depreciação equipamento...aluguel prédio adm... dentre outras.
AJUSTE DE AVALIAÇÃO PATRIMONIAL: é uma conta que, se tiver com saldo positivo, como é o nosso exemplo significa que é uma conta que está aumentando o PATRIMÔNIO LÍQUIDO, portanto crédito, se fosse negativo estaria diminuindo, portanto débito. Para quem deseja se aprofundar no tema, sugiro a leitura da NBC TG13 mais especificamente o item 16.
DEVOLUÇÃO DE VENDAS: se venda é uma conta que representa uma receita, portanto credora, a sua devolução é o inverso, portanto devedora.
DESPESAS ANTECIPADAS: despesa antecipada não é um despesa mesmo que o nome diga o contrário, é uma conta que representa um direito, portanto ativo... portanto débito. Mas direito do que professor? por exemplo, se eu contrato um seguro com vigência para os próximos 12 meses e pago agora, este pagamento é de forma antecipada e eu terei o DIREITO de mensalmente apropriar 1/12 para despesa.
GANHO/PERDA NA VENDA DO ATIVO IMOBILIZADO: quando vendemos um imobilizado, exemplo uma máquina ou até mesmo um carro, o valor de venda menos o valor de aquisição menos a sua depreciação acumulada vai definir se obtivemos ganho ou perda. Exemplo
Venda:   10.000,00
Valor contábil: 18.000,00
Depreciação acumulada:  9.000,00
Neste caso obtivemos um ganho de 1.000 (10.000 - (18.000 - 9.000))
O ganho é semelhante a receita, portanto crédito.
Se tivéssemos vendido por 8.000? Então teríamos uma perda de 1.000,00. Perda é semelhante a uma despesa, portanto débito.

Ufa... por hoje é só...

Até a próxima

João Rafael

Nenhum comentário:

Postar um comentário