Sobre o Autor

Minha foto
Sou professor universitário a uma década, também possuo uma empresa de consultoria na área de CONTABILIDADE GERENCIAL. Sou produtor de cursos em EAD. Na hotmart estou com os seguintes cursos: PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE; HP 12C COM O AUXÍLIO DO EXCEL e CONTABILIDADE BÁSICA.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Questão de contabilidade comentada

(CESPE/TRE-BA/Técnico Contabilidade/2010) Considerando os fatos e os efeitos no mesmo ciclo contábil, entendido como o processo pelo qual as entidades fazem suas demonstrações contábeis correspondentes a determinado período de tempo, é correto afirmar que a situação líquida da entidade é aumentada pelo aumento do Passivo circulante decorrente de aquisição de ativo não circulante a prazo e sem juros.
Olhem só a contabilização da aquisição de um ativo não circulante a prazo e sem juros. Digamos que a empresa adquiriu uma máquina a prazo.
D: MÁQUINAS  (Ativo não Circulante – IMOBILIZADO)
C: Fornecedor X (Passivo Circulante)

Muda algo no DRE? Não, pois o lançamento movimenta apenas o BALANÇO PATRIMONIAL. Se fosse com juros daí sim afetaria a SITUAÇÃO LÍQUIDA, diminuindo-a. Mas como a questão está sem o dito juro. QUESTÃO ERRADA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário