Sobre o Autor

Minha foto
Sou professor universitário a uma década, também possuo uma empresa de consultoria na área de CONTABILIDADE GERENCIAL. Sou produtor de cursos em EAD. Na hotmart estou com os seguintes cursos: PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE; HP 12C COM O AUXÍLIO DO EXCEL e CONTABILIDADE BÁSICA.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Significado do R no final das Normas Contábeis...R1...R2...R3...

Olá!
Vim aqui para tirar uma dúvida muito comum entre os que estão iniciando os estudos em contabilidade e se deparam com as normas de contabilidade.
Nestas normas você, caro e atento leitor encontra por exemplo a NBC TG 26 (R4) quando for pesquisar sobre a APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS.
O significado de NBC TG (Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas Gerais) eu já sei professor! Mas o que é aquele R4 no final?
Simples meu caro e super atento leitor, o R significa Revisão e o número a quantidade de revisões feitas, por exemplo esta norma está na sua 4ª revisão.
Nossa professor! Mas quer dizer que por exemplo até agora eu estava estudando pela NBC TG26 (R3) com suas intermináveis páginas e agora lançaram a nova revisão, a R4, eu perdi tudo o que estudei?
Não meu caro e super...super atento leitor, normalmente as revisões trazem muito poucas mudanças, veja bem, só para exemplificar esta mesmo norma que acabei de citar a NBC TG26 (R4) trouxe apenas uma pequeníssima mudança no item 38A, veja como era na NBC TG 26 (R3):

38A. A entidade deve apresentar como informação mínima dois balanços patrimoniais, duas demonstrações do resultado e do resultado abrangente, duas demonstrações do resultado (se apresentadas separadamente), duas demonstrações dos fluxos de caixa, duas demonstrações das mutações do patrimônio líquido e duas demonstrações dos fluxos de caixa (se apresentadas), bem como as respectivas notas explicativas. (Incluído pela NBC TG 26 (R1))

Agora como ficou com a NBC TG (R4), com grifo em amarelo a introdução ocorrida:
38A. A entidade deve apresentar como informação mínima dois balanços patrimoniais, duas demonstrações do resultado e do resultado abrangente, duas demonstrações do resultado (se apresentadas separadamente), duas demonstrações dos fluxos de caixa, duas demonstrações das mutações do patrimônio líquido e duas demonstrações dos fluxos de caixa (se apresentadas), duas demonstrações do valor adicionado (se apresentadas), bem como as respectivas notas explicativas. (Incluído pela NBC TG 26 (R1))

Percebam que apenas incluíram a obrigatoriedade de DUAS DEMONSTRAÇÕES DO VALOR ADICIONADO na frequência de apresentação das demonstrações contábeis.

Fique atento, porque há normas com mais modificações e para não se perderem acessem o link a seguir cada vez que forem consultar as normas:
http://cfc.org.br/tecnica/normas-brasileiras-de-contabilidade/

Abraço

João Rafael

Um comentário:

  1. Muito obrigada pela informação! Além me tirar vários risos com o texto agradável. Abraços

    ResponderExcluir