Sobre o Autor

Minha foto
Sou professor universitário a uma década, também possuo uma empresa de consultoria na área de CONTABILIDADE GERENCIAL. Sou produtor de cursos em EAD. Na hotmart estou com os seguintes cursos: PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE; HP 12C COM O AUXÍLIO DO EXCEL e CONTABILIDADE BÁSICA.

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

NBC TG 48 - ATIVOS FINANCEIROS (2018)

Olá!
Outra norma que entrará em vigor em 01/01/2018 é a NBC TG 48 – INSTRUMENTOS FINANCEIROS, que substituirá a NBC TG 38 – INSTRUMENTOS FINANCEIROS: Reconhecimento e mensuração.
O objetivo desta norma é estabelecer princípios para os relatórios financeiros de ativos financeiros e passivos financeiros que devem apresentar informações pertinentes e úteis aos usuários de demonstrações contábeis para a sua avaliação dos valores, época e incerteza dos fluxos de caixa futuros da entidade.
A norma é estruturada em 3 fases:
1ª Classificação e mensuração das posições financeiras (ativos e passivos)
2ª Cálculos, análises e contabilização do custo amortizado e impairment
3ª Contabilidade do hedge

A norma é importante e extensa, vou trazer hoje uma figura que está na norma e que trata do desreconhecimento de ativos financeiros.







          Eu busquei esta figura na norma para apresentar o quanto importante é ler a norma, ao menos a parte prática, que fica ao final desta.


Abraço




Nenhum comentário:

Postar um comentário