Sobre o Autor

Minha foto
Sou professor universitário a uma década, também possuo uma empresa de consultoria na área de CONTABILIDADE GERENCIAL. Sou produtor de cursos em EAD. Na hotmart estou com os seguintes cursos: PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE; HP 12C COM O AUXÍLIO DO EXCEL e CONTABILIDADE BÁSICA.

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Como calcular o MARK UP DIVISOR considerando IR e CSLL?

Olá pessoal!

Hoje trago a vocês uma matéria interessante e útil, COMO CALCULAR O MARK UP CONSIDERANDO IMPOSTO DE RENDA E CONTRIBUIÇÃO SOCIAL?

Primeiramente vou apresentar a vocês o cálculo do Mark Up divisor para evidenciar o preço de venda que um determinado produto deverá ter para cobrir todos os gastos e gerar um lucro desejado.


Imaginamos o PRODUTO X




A pergunta é: Qual o preço de venda a ser praticado no PRODUTO X?




Percebam que para encontrar o MARK UP DIVISOR basta aplicar  a equação de 1 menos todas as deduções, portanto neste exemplo a empresa possui 52,45% de gastos mais o lucro desejado, faltando 47,55% para chegar ao 100% portanto o MARK UP DIVISOR é 0,4755.

Agora basta aplicar este valor ao custo do produto:


Portanto para cobrir todos os gastos e ter um lucro de 10%, necessitamos vender este produto a 168,24. Agora a seguinte colocação, se a empresa pagasse IR e CS sobre o lucro, como ficaria o mark up divisor? Sabendo que todos os demais gastos são sobre o FATURAMENTO mas o IR e CS é sobre o LUCRO?

Agora temos a seguinte situação:



Para calcular o MAR UP final precisamos encontrar o lucro antes do IRPJ e da CSLL, para isto basta dividir o lucro desejado por 1 menos o IR e CSS, veja:




Pois bem, agora que temos o lucro antes do IR/CSS basta encontrarmos um novo MARK UP DIVISOR, lembrando que não utilizaremos mais os 10% na equação e nem o IRPJ e CSLL, somente o 13,1579% encontrado neste último cálculo.
Pintei de vermelho o que não iremos utilizar no cálculo:




O MARK UP DIVISOR fica assim:




Agora que encontramos o novo PREÇO DE VENDA chegou o momento de tirar a prova para ver se o valor está correto, então vamos organizar os dados:





Percebam que encontramos um LUCRO LÍQUIDO de 10%, portanto o nosso cálculo está CORRETO...


Fico por aqui... até a próxima.






Nenhum comentário:

Postar um comentário