Sobre o Autor

Minha foto
Sou professor universitário a uma década, também possuo uma empresa de consultoria na área de CONTABILIDADE GERENCIAL. Sou produtor de cursos em EAD. Na hotmart estou com os seguintes cursos: PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE; HP 12C COM O AUXÍLIO DO EXCEL e CONTABILIDADE BÁSICA.

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

ANÁLISE DE SENSIBILIDADE

Olá!
Hoje passei para comentar com vocês sobre ANÁLISE DE SENSIBILIDADE, muito usual entre os analistas de rentabilidade de um empreendimento.
Para que serve a Análise de Sensibilidade professor?
Na verdade é um fator a mais para analisar o projeto em ambientes de incertezas.
Exemplo professor:

Digamos que um projeto de investimento apresente um determinado FLUXO DE CAIXA PROJETADO e o ambiente de incerteza aponta para incremento no faturamento de 0% a 10% e uma variação no custo de capital de 10% a 12%.

Pois bem, neste cenário podemos utilizar por exemplo o VPL para evidenciar estas mudanças, veja como ficaria com valores fictícios:



Percebe-se que a viabilidade do projeto depende mais da taxa de crescimento do mercado do que a variabilidade da TMA. Se a taxa de crescimento for superior a 4% os resultados (VPLs) tendem a viabilizar o projeto.

Em resumo o presente projeto apresenta risco considerável e a decisão de executá-lo depende do grau de aversão ao risco do tomador de decisão. O tomador de decisão poderia tentar mensurar o risco determinando a probabilidade do presente projeto ser inviável. Para tal, é necessário que se conheçam as probabilidade associadas a cada uma das possíveis taxas de crescimento dos benefícios anuais e também dos possíveis valores para a TMA.

Fico por aqui


Abraço



Nenhum comentário:

Postar um comentário