Sobre o Autor

Minha foto
Sou professor universitário a uma década, também possuo uma empresa de consultoria na área de CONTABILIDADE GERENCIAL. Sou produtor de cursos em EAD. Na hotmart estou com os seguintes cursos: PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE; HP 12C COM O AUXÍLIO DO EXCEL e CONTABILIDADE BÁSICA.

terça-feira, 28 de março de 2017

Exame de Suficiência 2017.1 - QUESTÃO 1

Olá pessoal!
Vim aqui hoje falar um pouco sobre a prova aplicada no último domingo, dia 26/03, que ao meu ver foi uma prova bem tranquila, para quem se preparou não teve surpresas. Se você que está lendo este post ainda não conseguiu a aprovação, não desista, vamos em frente que a vitória virá.

Vou iniciar uma séria de postagens comentando as questões da prova, a começar pela QUESTÃO 1:


1. Uma sociedade empresária utiliza o inventário permanente para controlar seus estoques e apresentou o seguinte movimento, no mês de fevereiro de 2017, de Estoques de Mercadorias para Revenda:



A Sociedade Empresária adota como base para mensuração do estoque o critério Primeiro a Entrar Primeiro a Sair – PEPS
Considerando-se apenas as informações apresentadas e de acordo com a NBC TG 16 (R1) – ESTOQUES, e desconsiderando-se os tributos incidentes sobre compras e vendas, o valor do Estoque de Mercadorias para Revenda, no final do mês de fevereiro de 2017, é de:
a)     48.000,00
b)    56.800,00
c)     76.000,00
d)    132.800,00


Percebam pessoal que a questão é muito tranquila, a banca poderia ter dificultado trazendo impostos recuperáveis, mas não fez. O que ela quer saber é se vocês lembram da ficha de controle de estoques, vejam:



Lembraram da ficha? Percebam que aqui temos alguns cuidados a tomar. Como a questão esta pedindo o valor do estoque, então não nos interessa por quanto foi vendido o bem, mas sim por quanto ele entrou e saiu do estoque, as 180 unidades vendidas tem que respeitar o critério PEPS.
Feito isto temos um estoque final de 56.800,00 ou seja LETRA B. 

A banca poderia ter perguntado qual o valor do CMV, neste caso seria 76.000,00, ou ainda o valor do Lucro Bruto desta venda, que seria de 68.000,00. Percebam como a banca tem mobilidade dentro de uma questão deste tipo, por isto precisamos dominar o COMO SE FAZ...

Visitem meu site, tem material gratuito e curso preparatório para EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE.



Abraço

Professor João Rafael

Nenhum comentário:

Postar um comentário