Sobre o Autor

Minha foto
Sou professor universitário a uma década, também possuo uma empresa de consultoria na área de CONTABILIDADE GERENCIAL. Sou produtor de cursos em EAD. Na hotmart estou com os seguintes cursos: PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE; HP 12C COM O AUXÍLIO DO EXCEL e CONTABILIDADE BÁSICA.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Questão de contabilidade - NBC TG 16

          Olá pessoal!
          Nesta terça de carnaval trago a vocês uma questão da banca CESPE sobre a NBC TG16 ou CPC 16, que trata dos Estoques.
          A questão é de CERTO ou ERRADO. Então professor está tranquilo, tenho 50% de chances de acertar? Não é bem assim, se você acertar, ok ganhará um ponto, mas se errar perderá uma alternativa que tenha marcado correto... isto torna este tipo de questão um terror, por isto que digo que na dúvida não ultrapasse, ou seja, na dúvida não marque nada, ao menos perderá apenas a questão não marcada.

          Vamos a questão:

 (CESPE/Analista/Área 2/ANP - 2013) Os itens de estoques que, normalmente, não são intercambiáveis são avaliados pelos seus custos individuais, os quais devem ser ajustados aos seus valores realizáveis líquidos sempre que eles se revelarem superiores ou inferiores a esses custos.


Para esta questão temos que estudar a NBC TG 16 ou CPC 16.
Ao lermos o item 23 do CPC 16 temos a seguinte colocação, veja:
Critérios de valoração de estoque

23.     O custo dos estoques de itens que não são normalmente intercambiáveis e de bens ou serviços produzidos e segregados para projetos específicos deve ser atribuído pelo uso da identificação específica dos seus custos individuais.

Portanto se a questão parasse na palavra individuais, estaria correta, mas como tem mais uma importante parte, temos que continuar analisando o dito CPC e chegamos o item 9 do CPC 16.
Mensuração de estoque

9.       Os estoques objeto deste Pronunciamento devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor.

Opa, opa, aqui não fecha, veja o que diz a questão... devem ser ajustados aos seus valores realizáveis líquidos sempre que eles se revelarem superiores ou inferiores a esses custos.
A palavra superior tira a assertividade da questão... perceberam como os infinitos CPCs podem tirar o sono de um atento candidato? Gravem, o ajuste ao VALOR REALIZÁVEL LÍQUIDO somente se dará quando for menor que o valor de CUSTO.

Questão ERRADA.

Abraço

Professor João Rafael

2 comentários: