Sobre o Autor

Minha foto
Sou professor universitário a uma década, também possuo uma empresa de consultoria na área de CONTABILIDADE GERENCIAL. Sou produtor de cursos em EAD. Na hotmart estou com os seguintes cursos: PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE; HP 12C COM O AUXÍLIO DO EXCEL e CONTABILIDADE BÁSICA.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Porque estudar custos?

   Oi pessoal!
   Na postagem de hoje vou falar um pouco sobre um tema que, causa uma espécie de resistência com os alunos ou até mesmo com profissionais da área contábil.
   Estou aqui para expor o lado de quem é apaixonado por custos e vê neste ramo da contabilidade uma grande oportunidade de crescimento.
   Escuto muito a mesma afirmação de as empresas não dão importância devida para os seus custos, ou ainda que as empresas não querem implantar nada sobre custos porque acreditam ser muito dispendioso.
   Eu poderia ir na mesma linha, mas resolvi olhar para o outro lado, e o que se vê são poucos profissionais preparados para auxiliar as empresas nesta árdua tarefa da gestão de seus custos, não estou falando que não existam profissionais preparados, estou falando que existem poucos. A pergunta que surge é: porque tão poucos? Conversando com empresas e com alguns profissionais o que temos é o pouco interesse neste ramo da contabilidade proveniente dos alunos que se formam principalmente em Ciências Contábeis e isto se reflete no mercado de trabalho.
  Eu diria para você, caro aluno que em algum momento se decepcionou com custos, que vale a pena um esforço para compreender este universo, porque a recompensa com certeza virá. É fácil? Não. É impossível compreender? Também não. Basta você querer.
   Quer outro motivo para estudar custos? Passar na prova de suficiência em Contabilidade, lá você encontrará muitas questões sobre custos, ou seja, como não dá para fugir, encare de frente, você perceberá que é bem mais fácil do que você imaginava.
     O primeiro passo que eu sugiro seria acompanhar uma apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso sobre Custos, ai você verá como é aplicado na prática, todos os anos eu oriento muitos trabalhos sobre custos aplicados em empresas, agroindústrias, comercio, serviços e acreditem, são experiências incríveis.
   Aproveitem cada oportunidade para aprender.

  Abraço

 Prof. João Rafael

Nenhum comentário:

Postar um comentário