Sobre o Autor

Minha foto
Sou professor universitário a uma década, também possuo uma empresa de consultoria na área de CONTABILIDADE GERENCIAL. Sou produtor de cursos em EAD. Na hotmart estou com os seguintes cursos: PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE; HP 12C COM O AUXÍLIO DO EXCEL e CONTABILIDADE BÁSICA.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Custeio por departamento


    Galera, vou retomar um assunto muito importante em se tratando de gestão de custos, falo do Método de Custeio por Departamento. Antes de falar sobre o funcionamento básico deste método, comento sobre uma das principais vantagens no que tange a gestão da empresa, o processo orçamentário. O método por departamento possibilita a alocação dos custos por departamentos, isto facilita o controle orçamentário.

    Vamos lá, o primeiro passo para implantação do método por departamento é a identificação dos departamentos auxiliares e os departamentos produtivos, isto é de suma importância para o sucesso da implantação do método de custeio por departamento

    Após isto devemos ter um controle rígido dos gastos de cada departamento, inclusive a depreciação. Quando falo em depreciação estou afirmando que TODOS os itens depreciáveis devem ingressar, inclusive o prédio, mesmo que vários departamentos estejam abrigados nele. A melhor forma para alocar o gasto com depreciação de prédios é por área ocupada.
   
    Após isto, os gastos dos departamentos auxiliares são transferidos aos produtivos. Isto exigirá uma grande dose de conhecimento do processo, aliado a outra dose maior de persistência. Isto serve para identificarmos a forma que os departamentos produtivos consomem recursos dos auxiliares.

     Pois bem, após a alocação dos gastos dos auxiliares para os produtivos, precisamos identificar quais produtos passam por cada departamento. Este processo consiste em alocar aos produtos apenas os custos dos departamentos que os produtos passam. Esta alocação dos custos apenas aos produtos que passam pelo departamento é a grande vantagem deste método.
 
Abraço a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário