Sobre o Autor

Minha foto
Sou professor universitário a uma década, também possuo uma empresa de consultoria na área de CONTABILIDADE GERENCIAL. Sou produtor de cursos em EAD. Na hotmart estou com os seguintes cursos: PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE; HP 12C COM O AUXÍLIO DO EXCEL e CONTABILIDADE BÁSICA.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Contas redutoras patrimoniais

Oi pessoal!
Hoje vou escrever sobre contas redutoras do Balanço Patrimoniais. O que são contas redutoras professor, reduzem o que? Vamos por partes meu caro amigo... primeiramente o que faz que uma conta seja redutora do Ativo por exemplo é ter seu saldo CREDOR, isto mesmo, vocês já sabem que o Ativo é de Natureza DEVEDORA, portanto quando aparece no Ativo uma conta com saldo contrário a sua natureza, esta conta torna-se redutora.
Dê um exemplo professor, porque ainda está muito vago. Com todo prazer, vamos lá: imaginem que a empresa possua diversos Ativos Imobilizados, exemplo Veículos. Este bem pertencente ao Ativo Não Circulante Imobilizado e gera DEPRECIAÇÃO.  O que seria depreciação professor? É a perda do valor de um bem por uso, desgaste ou obsolescência.
Seguindo a diante... esta depreciação é uma conta de natureza devedora, porque pertence ao Ativo, mas de saldo CREDOR, por isto é uma conta redutora do Ativo.
Mas por que esta conta é credora? Qual a origem disto?
Imaginem que um veículo gere 100,00 de depreciação mensal. O lançamento a ser efetuado é:
D: Depreciação Veículo (Despesa Operacional)
C: ( - ) Depreciação Acumulada Veículo (Ativo Não Circulante Imobilizado)

Perceberam que a conta Depreciação Acumulada é uma conta de natureza devedora, por pertencer ao Ativo, mas com saldo Credor, o que a torna uma conta Redutora do Ativo.

Como tema de casa, pesquisem quais outras contas são redutoras do Balanço Patrimonial....


QUEM QUISER RECEBER O DOIS E-BOOKS GRATUITOS SOBRE AS ÚLTIMAS DUAS PROVAS COMENTADAS DE 2016 ENVIE E-MAIL PARA  rafael@egmconsultoriacontabil.com.br

Abraço


João Rafael

Nenhum comentário:

Postar um comentário