Sobre o Autor

Minha foto
Sou professor universitário a uma década, também possuo uma empresa de consultoria na área de CONTABILIDADE GERENCIAL. Sou produtor de cursos em EAD. Na hotmart estou com os seguintes cursos: PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE; HP 12C COM O AUXÍLIO DO EXCEL e CONTABILIDADE BÁSICA.

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Questão de concurso - CONTADOR - CESPE - 2016

Olá!
Estou hoje trazendo uma questão da Banca CESPE sobre NBC TG27, aplicada para o cargo de CONTADOR em 2016, veja:

- (CESPE, CONTADOR – DPU -  2016) Caso uma empresa realize gastos para a aquisição de um bem, em que se espera que os benefícios econômicos ocorram somente ao longo do período corrente, então essa transação deverá ser reconhecida como despesa na demonstração do resultado.



RESPOSTA:
Os gastos para aquisição de um bem que espera-se que gere benefícios econômicos futuros fazem parte do Imobilizado e não são despesas.
A depreciação, que será ativada quando o bem está em condições de ser utilizado, será uma despesa.
Veja o que diz a NBC TG27

Elementos do custo
16.    O custo de um item do ativo imobilizado compreende:
(a)  seu preço de aquisição, acrescido de impostos de importação e impostos não recuperáveis sobre a compra, depois de deduzidos os descontos comerciais e abatimentos;
(b) quaisquer custos diretamente atribuíveis para colocar o ativo no local e condição necessárias para o mesmo ser capaz de funcionar da forma pretendida pela administração;
(c)  a estimativa inicial dos custos de desmontagem e remoção do item e de restauração do local (sítio) no qual este está localizado. Tais custos representam a obrigação em que a entidade incorre quando o item é adquirido ou como consequência de usá-lo durante determinado período para finalidades diferentes da produção de estoque durante esse período.

QUESTÃO ERRADA



Até a próxima

Professor João Rafael

Um comentário: