Sobre o Autor

Minha foto
Sou professor universitário a uma década, também possuo uma empresa de consultoria na área de CONTABILIDADE GERENCIAL. Sou produtor de cursos em EAD. Na hotmart estou com os seguintes cursos: PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE; HP 12C COM O AUXÍLIO DO EXCEL e CONTABILIDADE BÁSICA.

terça-feira, 1 de agosto de 2017

PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE - Questão de Concurso - ESAF - 2016

(ESAF, FUNAI - CONTADOR - 2016) Sobre os Princípios Fundamentais de Contabilidade, aprovados pelo Conselho Federal de Contabilidade – CFC, é correto afirmar que:

a)   o princípio da Oportunidade reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, a um conjunto de pessoas, a uma sociedade ou a instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por consequência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.
b)   o princípio da Entidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância.
c)   o princípio da Continuidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.
d)   o princípio da Prudência determina a adoção do maior valor para os componentes do Ativo e do menor para os do Passivo, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.
e)   o princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.


Vamos analisar os PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE para evidenciar o correto:
a)     o princípio da Oportunidade reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, a um conjunto de pessoas, a uma sociedade ou a instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por consequência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.
Alternativa se refere ao PRINCÍPIO DA ENTIDADE, onde o patrimônio dos sócios não pode se confundir com o patrimônio da empresa.
ERRADO

b)   o princípio da Entidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância.
O PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE afirma que a empresa continuará em operação no futuro. QUESTÃO ERRADA.


c) o princípio da Continuidade refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.
O PRINCÍPIO DA OPORTUNIDADE diz respeito a produção de informações ÍNTEGRAS e TEMPESTIVAS. QUESTÃO ERRADA.


d) o princípio da Prudência determina a adoção do maior valor para os componentes do Ativo e do menor para os do Passivo, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.
Ao contrário, o PRINCÍPIO DA PRUDÊNCIA determina a adoção de maior valor para o PASSIVO e menor valor para o ATIVO. QUESTÃO ERRADA


e) o princípio do Registro pelo Valor Original determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.
Exatamente isso que preconiza o PRINCÍPIO DO REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL. QUESTÃO CORRETA


LETRA E




Visitem meu site, tem material gratuito e curso preparatório para EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE.


Abraço


Professor João Rafael




Nenhum comentário:

Postar um comentário