Sobre o Autor

Minha foto
Sou professor universitário a uma década, também possuo uma empresa de consultoria na área de CONTABILIDADE GERENCIAL. Sou produtor de cursos em EAD. Na hotmart estou com os seguintes cursos: PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE; HP 12C COM O AUXÍLIO DO EXCEL e CONTABILIDADE BÁSICA.

segunda-feira, 3 de julho de 2017

QUESTÃO 19 - EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE - 2017.1

Olá!
Hoje trago a vocês a Questão 19 do Exame de Suficiência em Contabilidade aplicada na primeira prova de 2017.

Vamos a questão:



Pessoal, percebam que os avaliadores querem que você saiba sobre ADIANTAMENTO DE CLIENTES, mais precisamente a sua contabilização.

Antes de continuarmos vou trazer a vocês o que é ADIANTAMENTO DE CLIENTES  e ADIANTAMENTO A FORNECEDORES.



Percebam que ADIANTAMENTO A FORNECEDORES é DÉBITO, ou seja, se adiantamos VALOR a um fornecedor temos o direito de receber a mercadoria ou serviço e ADIANTAMENTO DE CLIENTES é CRÉDITO devido ao fato de termos recebido um VALOR de um cliente e agora temos a obrigação de entregar a mercadoria ou serviço.

Como ficam os lançamentos a serem realizados desde o momento do adiantamento até a entrega do bem:



Percebam que no momento do adiantamento o valor foi para o CAIXA (ou banco) no dia 31/01/2017. Como contrapartida devemos registrar um DÉBITO de ADIANTAMENTO DE CLIENTES conforme já explicado.

No dia 28/02 a empresa emitiu uma nota de 9.200,00 e devolveu o restante. Portanto devemos fazer o lançamento inverso do ADIANTAMENTO DE CLIENTES e a contrapartida será a conta VENDA DE MERCADORIAS, pelo valor da Nota Fiscal e CAIXA pelo valor devolvido.

Portanto LETRA B.




Nenhum comentário:

Postar um comentário