Sobre o Autor

Minha foto
Sou professor universitário a uma década, também possuo uma empresa de consultoria na área de CONTABILIDADE GERENCIAL. Sou produtor de cursos em EAD. Na hotmart estou com os seguintes cursos: PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE; HP 12C COM O AUXÍLIO DO EXCEL e CONTABILIDADE BÁSICA.

quarta-feira, 21 de junho de 2017

PROFESSOR RESPONDE - Parte 2 (continuação...)

Olá!
Na postagem do PROFESSOR RESPONDE – Parte 2 eu deixei como tema de casa um gráfico sobre a Análise Custo Volume e Lucro – CVL – para que vocês identificassem os seus componentes. Vamos a ele novamente...




Identifiquei os componentes por LETRAS e iniciamos pela LETRA D. Imaginamos que durante um determinado período alguns gastos não se alteram conforme a produção vai aumentando. Estou me referindo aos GASTOS FIXOS, que é composto pelos CUSTOS FIXOS e pelas DESPESAS FIXAS. Independente de haver ou não produção os mesmos existirão.

Agora vamos a LETRA B. A linha parte a partir dos GASTOS FIXOS e vai aumentando conforme aumenta a produção/venda. Você que pensou nos GASTOS VARIÁVEIS acertou. Os gastos variáveis são compostos pelos CUSTOS VARIÁVEIS e pelas DESPESAS VARIÁVEIS. Os custos variáveis aumentam proporcionalmente a produção e as despesas variáveis aumentam proporcionalmente as vendas e ambas se iniciam a partir da estrutura fixa da empresa.

Chegou a vez da LETRA A, inicia-se do zero e vai aumentando com o passar do tempo... só pode ser o FATURAMENTO, que inicia-se com zero unidades faturadas e conforme vai aumenta-se a quantidade vendida também aumenta-se o faturamento total.

E a LETRA C? Neste ponto o FATURAMENTO encontrou-se com os gastos totais, formado pelos GASTOS FIXOS mais os GASTOS VARIÁVEIS. Neste momento não há lucro e nem prejuízo e o nome dado é PONTO DE EQUILÍBRIO CONTÁBIL.
Antes de atingir este ponto a empresa encontra-se em prejuízo e após este ponto a empresa encontra-se em lucro.

Fico por aqui e até a próxima...

Abraço

João Rafael











Nenhum comentário:

Postar um comentário