Sobre o Autor

Apaixonado pela área contábil! - Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Passo Fundo - RS - Especialista em Engenharia de Produção Universidade de Passo Fundo -RS - Mestre em Ciências Contábeis pela Unisinos - RS - Professor de Contabilidade da Universidade de Passo Fundo - Instrutor de cursos da LEFISC - Autor de livros de Contabilidade para EAD. Dúvidas, me enviem um e-mail: rafael@egmconsultoriacontabil.com.br

sexta-feira, 23 de junho de 2017

PLANO DE CONTAS NO EDITAL DO EXAME DE SUFICIÊNCIA

Olá pessoal!
Hoje vou falar um pouco sobre PLANO DE CONTAS. Vou comentar um pouco e também fazer uma ligação com o modelo que está em anexo ao edital do exame de suficiência.
Primeiramente, o que vem a ser um plano de contas? Um plano de contas compreende todas as contas contábeis estruturadas de forma a auxiliar o contador no desenvolvimento de suas atividades contábeis.
Na verdade o plano de contas é a engrenagem principal da contabilidade, sem ele não há contabilidade. Tanto que, quando se inicia a programação do software contábil em uma empresa, inicia-se pelo desenvolvimento do plano de contas.
Tá professor, ok, já sei que é importante, mas me dê um exemplo de como funciona?
Eu estruturo o plano de contas da seguinte maneira:
1 – ATIVO
2 – PASSIVO
3 – DESPESAS
4 – RECEITAS
5 – CONTAS DE COMPENSAÇÃO

O grupo 1 e 2, referente ao ATIVO e PASSIVO é consenso, mas os grupos 3 e 4 podem vir separados ou juntos, como é o caso do edital do exame de suficiência em contabilidade, dando o nome de CONTAS DE RESULTADO.

Vou trazer a vocês um exemplo do grupo 1, com base neste plano apresentado no edital.



Percebam que o Ativo é dividido em Circulante (1.01) e não circulante (1.02), aqui aparece parte do circulante. O nível de detalhamento depende de cada empresa. Neste plano por exemplo o Banco A está dentro do:



Para melhor entendimento elaborei uma imagem:

Cada número representa uma origem, até chegarmos no número que representará o lançamento da conta analítica.

Posso fazer o plano de contas da maneira que quiser professor?
Não é bem assim, você deve respeitar a legislação vigente, especialmente a Lei 6.604/76 atualizada pela 11.638/07 e 11.941/09.

Quem quiser receber um modelo básico de plano de contas me escreva que eu terei o maior prazer em enviar.
Abraço

Professor João Rafael


Nenhum comentário:

Postar um comentário