Sobre o Autor

Minha foto
Sou professor universitário a uma década, também possuo uma empresa de consultoria na área de CONTABILIDADE GERENCIAL. Sou produtor de cursos em EAD. Na hotmart estou com os seguintes cursos: PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE; HP 12C COM O AUXÍLIO DO EXCEL e CONTABILIDADE BÁSICA.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE

Vou iniciar 2016 falando sobre os PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE, amparados pelo CFC 1282 de 2010.
Antes do CFC citado, tínhamos o CFC 750/93 que na oportunidade abordava 7 princípios. Os princípios abordados pela CFC 750/93 eram:
I) o da ENTIDADE;
II) o da CONTINUIDADE;
III) o da OPORTUNIDADE;
IV) o do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL;
V) o da ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA; (Revogado pela Resolução CFC nº. 1.282/10)
VI) o da COMPETÊNCIA; e
VII) o da PRUDÊNCIA.
Percebam que o princípio da ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA foi revogado pela Resolução CFC 1282/2010, restando apenas 6 PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE.

Agora vou resumir cada um dos princípios para que você tenha um entendimento básico sobre cada um deles, inclusive com um exemplo prático para melhor fixação.

1 – ENTIDADE: o patrimônio dos sócios não se confunde com o patrimônio da empresa. Este é fácil, querem um exemplo? Se um dos sócios for viajar de férias e pagar o hotel com o cartão da empresa? Isto mesmo, estará violando o princípio da ENTIDADE.

2 – CONTINUIDADE: a empresa nasce para crescer e se perpetuar. Se o contador auxiliar a empresa com análises contábeis, analises de investimentos, análises de custos... estará auxiliando na perpetuação da empresa.

3 – OPORTUNIDADE: as informações contábeis devem ser íntegras e tempestivas. Íntegras nos remete a um pensamento de informações corretas, verdadeiras. Tempestivas dizem respeito a informações no tempo certo. Portanto as informações deverão ser corretas e obtidas no tempo certo. Um exemplo disto pode ser dada quando um contador efetua uma análise das demonstrações contábeis utilizando dados corretos e entrega aos gestores da empresa a tempo de auxiliá-los na tomada de decisão.

4 – REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL: conforme o Art. 7º do CFC 1282/10 determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.
Um exemplo disto pode ser o seguinte: um contador para registrar uma operação de compra de mercadorias deverá fazê-lo através de uma Nota Fiscal.
Ler CFC 1281/10 sobre custo histórico e variação do custo histórico.

5 – COMPETÊNCIA: diz respeito ao fato gerador. Os lançamentos deverão ocorrer independente do recebimento ou pagamento.
Exemplo pode ser o recebimento da fatura de energia elétrica no dia 30/01/16 para pagamento dia 10/02/16. Por obediência ao princípio da competência o lançamento deverá ocorrer dia 30/01/16, integrando assim o resultado do mês de janeiro. Posteriormente no dia 10/02/16 quando da ocasião do pagamento, novamente um lançamento deverá ser efetuado para registrar a quitação da fatura.

6 – PRUDÊNCIA: atribui-se um menor valor para o Ativo e um valor maior para o Passivo. Vocês devem lembrar dos pais, ou dos avós afirmando que
- Devemos ser prudentes!
Pois bem, o que eles queriam dizer é que devemos ser precavidos em nossas ações. Um exemplo que pode ser atribuído é uma notificação de reclamatória trabalhista. Para fazer uma Provisão disto o contador analisa que estas reclamatórias normalmente possuem de 1.000,00 a 3.000,00 de perda em ações parecidas. Utilizando o princípio da PRUDÊNCIA o contador registra uma provisão de 3.000,00 (maior valor para o passivo).

A não observância dos princípios conforme o Art. 11º do CFC 1282/10 constitui infração nas alíneas “c”, “d” e “e” do art. 27 do Decreto-Lei n.º 9.295, de 27 de maio de 1946 e, quando aplicável, ao Código de Ética Profissional do Contabilista.

Para turma de Contabilidade I logo no primeiro dia de aula eu trabalho os PRINCÍPIOS e como atividade separo a turma em 6 grupos. Cada grupo recebe um princípio e tem até 40 minutos elaborar um mini teatro que será apresentado para toda a turma (5 minutos de apresentação). Isto no intuito de gravar a base de cada PRINCÍPIO DE CONTABILIDADE.

Abraço a todos...

Visitem meu site, tem material gratuito e curso preparatório para EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE.



Abraço

Professor João Rafael

Nenhum comentário:

Postar um comentário