Sobre o Autor

Minha foto
Sou professor universitário a uma década, também possuo uma empresa de consultoria na área de CONTABILIDADE GERENCIAL. Sou produtor de cursos em EAD. Na hotmart estou com os seguintes cursos: PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE; HP 12C COM O AUXÍLIO DO EXCEL e CONTABILIDADE BÁSICA.

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Porque é importante efetuar uma avaliação de pré investimento?

Pois bem, deixei para o meu último post de 2015 um assunto extremamente importante... AVALIAÇÃO PRÉ INVESTIMENTO....isto mesmo, a avaliação deveria ser efetuada antes de qualquer decisão...
Eu gosto de exemplificar para não ficar muito vago... e desta vez vou utilizar como exemplo um produtor rural. Imaginamos a seguinte situação: Um produtor está em dúvidas entre investir em gado leiteiro ou construir um aviário destes modernos, sistema dark house.  
Galera, isto não é brincadeira, uma decisão errada terá sérias consequências para o produtor e sua família.  Mas o que fazer então professor se o que o produtor tem em suas mãos é uma análise elaborada pelas empresas que RECEBERÃO ou o leite ou os frangos?
Perceberam como este produtor está à mercê das empresas? Acreditar em quem? Na empresa que apresentar o melhor resultado? (melhor para quem?)
         É aqui que entra a AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS (pré investimentos)... mas  antes de continuarmos você deve estar se perguntando. – Mas professor, como o produtor pode ter acesso a um projeto de Avaliação de Investimentos? 
         Elementar meu caro amigo, aqui é que deveria entrar o Sindicato dos Trabalhadores Rurais... poder público... para auxiliá-los.
         A tarefa não á das mais fáceis, pois há necessidade de levantamento de todos as possíveis entradas, todos os gastos, todo imobilizado, todo capital que será investido.
         Após haverá necessidade de desenvolver um Fluxo de Caixa Projetado (ex. 10 anos) para se descobrir o lucro operacional líquido de impostos.
         Após isto tem-se um conjunto de indicadores que auxiliarão a identificar qual dos dois investimentos é o melhor caminho a ser percorrido pelo produtor. Dentre os indicadores pode-se citar:
         TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR)
         TAXA INTERNA DE RETORNO MODIFICADA  (MTIR)
         PAYBACK DESCONTADO (PBD)
         ÍNDICE BENEFÍCIO CUSTO (IBC)
         VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL)
        
         Perceberam que para efetuar este projeto há necessidade de ter conhecimentos que vão desde CUSTOS até AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS? 
       Perceberam que o produtor necessita muito do auxílio para não cair em armadilhas?
         Claro que também já escutei a seguinte frase. – Para que eu vou gastar dinheiro para efetuar um projeto de viabilidade se a empresa X (aquela mesma que quer que ele faça o investimento) já fez e não me cobrou nada???
         Para estes só nos resta lamentar... porque o desembolso de um PROJETO de AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS é MUUUITO pequeno frente aos INÚMEROS benefícios proporcionados. Uma avaliação bem realizada evita por exemplo que o produtor trabalhe uma vida inteira para corrigir um erro...
         Eu dei um exemplo de um produtor rural, mas isto server para todos os segmentos...

         PENSEM BEM....

         Abraço a todos e um FELIZ E ABENÇOADO 2016!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário