Sobre o Autor

Minha foto
Sou professor universitário a uma década, também possuo uma empresa de consultoria na área de CONTABILIDADE GERENCIAL. Sou produtor de cursos em EAD. Na hotmart estou com os seguintes cursos: PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE; HP 12C COM O AUXÍLIO DO EXCEL e CONTABILIDADE BÁSICA.

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Questão de contabilidade

  Oi pessoal!
Estou trazendo hoje uma questão sobre Contabilidade Básica com comentário, vamos a luta...

(CESPE/TRT 21/Analista Judiciário – Contabilidade/2011) Muitas são as condições em que a equação patrimonial de uma entidade pode apresentar-se, mas em nenhuma hipótese a situação líquida pode ser maior do que o ativo total.

Para responder a esta questão teremos que saber o que é uma equação patrimonial, que também é chamada de equação fundamental da contabilidade. A Situação líquida que traz a questão é igual ao PL.
A equação patrimonial é: A = P + PL. Sendo que A= Ativo, P= Passivo e PL= Patrimônio Líquido. 
Pois bem, vamos imaginar que esta afirmação estivesse errada, para que isto fosse possível o Passivo teria que ser negativo, veja:
A = P + PL
100 = -50 + 150

Mas, sabemos que Passivo negativo não existe não é verdade? Alguém pode dizer, existe sim, quando, ao invés de devermos para alguém, este algúem nos deve.... Ora meu caro, mas daí não poderia estar no passivo, deveria estar no ativo, que é composto de bens e DIREITOS.
Portanto, como não há possibilidades do passivo ser negativo, o máximo que pode ocorrer é a situação líquida ser menor ou igual ao Ativo, portanto a afirmação esta CORRETA... 

Abraço e até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário