Sobre o Autor

Minha foto
Sou professor universitário a uma década, também possuo uma empresa de consultoria na área de CONTABILIDADE GERENCIAL. Sou produtor de cursos em EAD. Na hotmart estou com os seguintes cursos: PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE; HP 12C COM O AUXÍLIO DO EXCEL e CONTABILIDADE BÁSICA.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

GESTÃO FINANCEIRA EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS FAMILIARES

Oi!
O Artigo da Diana Ghidini passou pela banca de pós graduação com excelente indicação ( 9,4 )... agora iremos trabalha-lo no intuito de publicação...
Segue o resumo do artigo em sua forma original...

Parabéns Diana...

TÍTULO:  GESTÃO FINANCEIRA EM MICRO E PEQUENA EMPRESAS FAMILIARES: Um estudo em Empresas Pertencentes à Região da Rota dos Trigais.


RESUMO


A maximização dos lucros representa o anseio de todo empreendedor, porém a forma como os recursos financeiros são geridos constitui fator determinante para a rentabilidade do negócio.  Diante disto, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou evidenciar a percepção dos proprietários de empresas familiares sobre a utilização de técnicas de gestão financeira em suas empresas e identificar as ferramentas de gestão financeira utilizadas por eles. A pesquisa se deu no segmento do comércio varejista de gêneros alimentícios, tendo como amostra empresas familiares estabelecidas nos pequenos municípios pertencentes à Rota dos Trigais. Trata-se pesquisa descritiva, aplicada e qualitativa, delineada por estudo de campo, utilizando-se de questionário como ferramenta para obtenção dos dados. Constatou-se que os respondentes consideram a gestão financeira importante, entretanto esta não é aplicada em sua totalidade dentro das empresas. Ferramentas de gestão financeira, tidas como básicas, não são utilizadas por grande parte dos respondentes e técnicas de gestão financeira fundamentais para uma boa gestão, são desconhecidas por muitos. A falta de profissional capacitado para a gerência financeira e o descaso para com esse setor pode ocasionar o insucesso financeiro do negócio.


Palavras-Chave: Gestão Financeira. Rentabilidade. Empresa Familiar.

Abraço


Um comentário: