Sobre o Autor

Minha foto
Sou professor universitário a uma década, também possuo uma empresa de consultoria na área de CONTABILIDADE GERENCIAL. Sou produtor de cursos em EAD. Na hotmart estou com os seguintes cursos: PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE; HP 12C COM O AUXÍLIO DO EXCEL e CONTABILIDADE BÁSICA.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Custeio por Absorção ou por Departamento


Oi!

Porque o método de custeio por absorção não é muito utilizado para fins gerenciais? A figura, presente no livro de Bruni e Famá (2012) apresenta de forma clara esta grande diferença existente entre estes dois métodos.
           O Custeio por Absorção aloca de forma “reta” os CIFs e o Custeio por Departamento aloca os custos aos produtos no instante em que forem passando pelos departamentos.
          Como assim professor? Não entendi...
          Vamos a um exemplo prático, digamos que a depreciação existente seja rateada aos produtos com base no volume produzido, pois bem, desta forma teríamos uma alocação de forma reta, ou seja, não analisamos a origem da depreciação, que pode ter originado de apenas um departamento e nem todos os produtos passam por este departamento. Esta função é do Método por Departamentalização, que aloca os custos, no exemplo a depreciação, somente aos produtos que passarem pelo departamento onde há o imobilizado que esta gerando a depreciação e consequentemente o Custo Indireto de Fabricação -  CIF.


QVisitem meu site, tem material gratuito e curso preparatório para EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE.



Abraço




Nenhum comentário:

Postar um comentário