Sobre o Autor

Minha foto
Sou professor universitário a uma década, também possuo uma empresa de consultoria na área de CONTABILIDADE GERENCIAL. Sou produtor de cursos em EAD. Na hotmart estou com os seguintes cursos: PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE; HP 12C COM O AUXÍLIO DO EXCEL e CONTABILIDADE BÁSICA.

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

CUSTO MÉDIO PONDERADO DE CAPITAL - WACC

     Olá!
   Hoje vou comentar sobre um tema muito importante para o desenvolvimento por exemplo da AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS ou AVALIAÇÃO DE EMPRESA pelo FLUXO DE CAIXA DESCONTADO.
Falo do CMPC – Custo Médio Ponderado de Capital, do inglês WACC - Weighted Average Cost of Capital.


    Para isto vou trazer a vocês um exemplo, digamos que um empresário queira investir na ampliação do parque fabril e para isto necessitará de um investimento (K) de 2.100.000,00. Diante deste disto ele avalia as prováveis fontes de recurso e chega à seguinte conclusão:



    Perceba que para o empresário conseguir a ampliação ele terá que se valer de 6 fontes distintas de financiamento, 3 próprias e 3 de terceiros. A questão que vem agora é a seguinte, qual o CUSTO DE CAPITAL?
Muito simples, primeiramente precisamos calcular o CMPC próprio, veja:


    O %T representa o quanto por exemplo 1.200.000,00 (fonte Ações) representa sobre o total do capital próprio 1.620.000,00. A participação representa qual o valor percentual de 12% sobre 74,07%. Assim para as demais. Desta forma encontramos 10,91% de CMPC próprio.

    Agora vamos calcular o CMPC de terceiros, veja:


    A forma de cálculo é a mesma apresentada para o cálculo do Custo Médio Ponderado de Capital próprio. Com isto encontramos 8,70%.

    Feito isto chegou a vez de calcularmos o CMPC total, para isto basta juntarmos o que foi calculado do CMPC próprio e de terceiros.




    Chegamos a um CMPC total de 10,41%. Para que isto é importante? Este percentual passará a ser a TMA – Taxa Mínima de Atratividade – do projeto de ampliação. Caso o projeto traga um retorno acima deste valor o projeto é viável, caso contrário não será.

    Abraço

    Professor João Rafael

Nenhum comentário:

Postar um comentário