Sobre o Autor

Minha foto
Sou professor universitário a uma década, também possuo uma empresa de consultoria na área de CONTABILIDADE GERENCIAL. Sou produtor de cursos em EAD. Na hotmart estou com os seguintes cursos: PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE; HP 12C COM O AUXÍLIO DO EXCEL e CONTABILIDADE BÁSICA.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Artigo aprovado na CCEI

     O ano de 2012 foi muito proveitoso em termos de publicações científicas, mais um artigo foi aprovado para publicação na Revista CCEI. Fico muito feliz por estar colhendo os frutos de muito trabalho, pesquisa, enfim... é gratificante quando o reconhecimento vem ao nosso encontro.
     Agradeço a colaboração do Professor Doutor Carlos Diehl da UNISINOS, líder do grupo de pesquisa a qual faço parte, agradecimento ao Professor Doutor Marco Antônio Montoya, que além de ser um colega de trabalho e amigo, é a pessoa que me abriu as portas para o fantástico mundo acadêmico.
     Aqui vai o resumo do trabalho que em breve estará nas páginas da CCEI...

A pesquisa aborda empresas do arranjo produtivo local de jóias folheadas de Guaporé (RS) apoiadas pelo SEBRAE (RS) com o objetivo verificar o nível de desenvolvimento do arranjo de joias folheadas de Guaporé (RS), sua competitividade, bem como os mecanismos de apoio dado pelo SEBRAE (RS). O estudo de campo utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada, tendo por base sete categorias: competitividade, sociedade, troca de informações, recursos humanos, coopetição, inovação e economias de escala. As entrevistas contemplaram oito empresas do arranjo , o poder público municipal e o próprio SEBRAE (RS). Verificou-se ganhos pouco relevantes em função da participação no arranjo. Os ganhos observados pela participação em feiras independem do apoio do SEBRAE ou mesmo da participação em um arranjo produtivo local. Os ganhos em economia de escala ainda não foram percebidos e nem a presença do SEBRAE, com consultorias e auxilio na troca de informações, tem sido capazes de mobilizar os membros do arranjo para ganhos em compras em conjunto. Portanto, conclui-se que o APL de joias folheadas de Guaporé encontra-se em sua primeira fase evolutiva de formação, isto faz com que a competitividade das empresas seja prejudicada. Não há evidências que confirmem a existência de um arranjo produtivo local.

Abraço a todos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário