Desde março de 2010 a UNISINOS participou intensamente da minha vida. O mestrado tomava de assalto os meus fins de semana, feriados e férias. Foi uma etapa de muita dedicação e disciplina, dois elementos que tornam a vida de um mestrando um pouco menos complicada.
Para aliviar o ambiente de pressão, tínhamos um antídoto, as conversas durante os breves almoços. Saudades das conversas sem a responsabilidade do embasamento teórico... cobrança... pressão... E falando em pressão, a maior e mais temível e a auto cobrança, e esta costuma ser implacável...
Se pudéssemos montar um mestre perfeito com esta turma de 2010/2011, este com certeza teria as seguintes características:
- Paciência do Renato
- Poder de argumentação no improviso do Marquezan
- Coragem de falar sem ter medo das conseqüências do João Luiz
- Oratória do Schneider
- Marketing pessoal do Leandro...
Um ser humano com estas características parece-me um tanto improvável... e confesso... desnecessário. Acredito ser isto o principal motivo da minha afinidade com cada um... admitir que o principal não é reunir todas as características em apenas um ser, mas crescer como ser humano usando como exemplo o que cada um tem de melhor.
Não posso deixar de citar os momentos mais marcantes do mestrado... e isto merece nome... TOP DEZ...
Primeiro lugar: questionamento do Renato sobre embasamento internacional...
Segundo lugar: atraso do Renato no início da apresentação...
Terceiro lugar: questionamento do João Luiz sobre um erro num livro
Quarto lugar: como explicar a seguinte palavra no título do artigo “INDÚSRIA”...
Quinto lugar: economias de azeitona no transporte aéreo...( Renato de novo...)
Sexto lugar: porcos se alimentando de resinas de pinheiros... ou seria de azeitonas... ( Mauricio...)
Sétimo lugar: apresentação do artigo com embasamento físico... ARROZ...e conseqüente nota.... TRES... (depois virou artigo aprovado na ANPCont...)
Oitavo lugar: chegada do Renato em aula com dois meses de atraso e indo diretamente cumprimentar a professora... (QUE MESTRE...)
Nono lugar: Bebedeira do João Luiz no ÚNICO churras realizado no Padre Paulo...
Décimo lugar: aula sobre Nazismo do nosso líder supremo que fez o professor ir as lágrimas...
Brincadeiras a parte, se tivesse que começar de novo, não mudaria nada... foi muito proveitoso...
Tenho que fazer uma justiça a um ser humano de extrema capacidade de orientar... chama-se Carlos Diehl... demorei para entender que o importante é fazer, nem que para isto seja necessário recomeçar quantas vezes for preciso... obrigado pelos ensinamentos.
Agradeço a minha esposa por segurar as pontas em casa... aos meus dois filhos que ainda não percebem a importância da conquista do pai deles... estou ensinando o Gabi a dizer “O PAPAI É MESTRE”, mas ele retruca e diz – O PAPAI É PAPAI... E a Duda então, que foi gerada durante o mestrado... Cada vez que olho para os dois vejo o quanto vale a pena lutar...
Agradecer do fundo do meu coração a DEUS, que sempre esta comigo em todas as horas...
O título é a materialização desta etapa de aprendizagem... nada mais...
Cara, muito bom isso...cheguei a me emocionar...faltou tu lembrar do artigo que fizemos, para determinda disciplina, quem souber não conta... em 24 horas...este tu não conta...não é!!!
ResponderExcluir