Sobre o Autor

Minha foto
Sou professor universitário a uma década, também possuo uma empresa de consultoria na área de CONTABILIDADE GERENCIAL. Sou produtor de cursos em EAD. Na hotmart estou com os seguintes cursos: PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE; HP 12C COM O AUXÍLIO DO EXCEL e CONTABILIDADE BÁSICA.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Importância da precificação

Seguidamente sou questionado da necessidade da aplicação do mark up (marcar para cima) para uma empresa calcular seu preço de venda visto que a concorrência é quem dita o preço de venda dos produtos.
Aqui tenho dois comentários a fazer. O primeiro é que se a empresa estiver tendo por base a concorrência para ditar o preço de seu produto é porque não esta conseguindo oferecer nada a mais para o cliente do que simplesmente o produto. Aqui estou me referindo a vender valor. Quando a empresa passa a vender valor, o preço passa a não ser referencial.
O segundo comentário é que em relação a aplicação do mark up ( multiplicador ou divisor) para o cálculo do preço de venda. Esta ferramenta é útil para as empresas que já possuem uma organização de seus custos. De nada vale dominar a técnica de precificação se o sistema de custos não esta bem defenido. A aplicação do mark up tem por objetico cobrir com o preço de venda todos os gastos ( custos +  despesas) associados a produção ou a comercialização, inclui-se os impostos incidentes sobre as vendas.
Vamos a um exemplo prático:
Custo de um determinado produto:     R$ 120,00
ICMS ( Substituição Tributária):              0%
PIS:                                                        1,65%
COFINS:                                               7,6%
Despesas:                                               22%
IRPJ:                                                      15%
CSLL:                                                     9%
Lucro desejado:                                       8%

Qual o preço de venda a ser praticado?

Resposta na próxima postagem..... aguardem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário