Seguidamente sou questionado da necessidade da aplicação do mark up (marcar para cima) para uma empresa calcular seu preço de venda visto que a concorrência é quem dita o preço de venda dos produtos.
Aqui tenho dois comentários a fazer. O primeiro é que se a empresa estiver tendo por base a concorrência para ditar o preço de seu produto é porque não esta conseguindo oferecer nada a mais para o cliente do que simplesmente o produto. Aqui estou me referindo a vender valor. Quando a empresa passa a vender valor, o preço passa a não ser referencial.
O segundo comentário é que em relação a aplicação do mark up ( multiplicador ou divisor) para o cálculo do preço de venda. Esta ferramenta é útil para as empresas que já possuem uma organização de seus custos. De nada vale dominar a técnica de precificação se o sistema de custos não esta bem defenido. A aplicação do mark up tem por objetico cobrir com o preço de venda todos os gastos ( custos + despesas) associados a produção ou a comercialização, inclui-se os impostos incidentes sobre as vendas.
Vamos a um exemplo prático:
Custo de um determinado produto: R$ 120,00
ICMS ( Substituição Tributária): 0%
PIS: 1,65%
COFINS: 7,6%
Despesas: 22%
IRPJ: 15%
CSLL: 9%
Lucro desejado: 8%
Qual o preço de venda a ser praticado?
Resposta na próxima postagem..... aguardem...
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