Sobre o Autor

Minha foto
Sou professor universitário a uma década, também possuo uma empresa de consultoria na área de CONTABILIDADE GERENCIAL. Sou produtor de cursos em EAD. Na hotmart estou com os seguintes cursos: PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE; HP 12C COM O AUXÍLIO DO EXCEL e CONTABILIDADE BÁSICA.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Gestão de custos e o profissional contábil


A gestão das organizações tem sido marcada nas últimas décadas por fenômenos que tem provocado um repensar nas práticas até então adotadas. A globalização dos mercados e a consequente disparada no nível de competição é um fato de citação recorrente na literatura. O maior foco na gestão de custos tem sua origem justamente pela influência das forças de mercado que, ao final, limita que um custo seja simplesmente dado como correto e repassado no preço. É reconhecido a partir dessa nova realidade que a continuidade dos negócios da organização é dependente, entre outros fatores, de uma eficiência que viabilize ser competitivo no mercado e, simultaneamente, ofereça o retorno desejado.
O dinamismo que o mercado apresenta exige gestores e profissionais com conhecimentos e habilidades para a eficácia na tomada de decisão, o que exige um amplo conjunto de conhecimentos, inclusive sobre custos.

A esse respeito, Martins e Rocha (2010) destacam que as informações de custos podem auxiliar no processo de decisão, incluindo: (a) controle gerencial e avaliação de desempenho; (b) gestão de produtos; (c) gestão da produção; (d) terceirização de atividades; (e) decisões sobre produzir ou comprar; (f) substituição de equipamentos; (g) abertura ou fechamento de filiais e agências; (h) automatização de operações; (i) gestão da capacidade instalada; (j) gestão da lucratividade de produtos, clientes, classes ou categorias de clientes, canais, mercados e segmentos de mercados.

A gestão de custos pode ser implantada em qualquer empresa ou segmento, respeitadas as suas características. Apesar do foco dado às entidades empresariais, a importância das informações de custos expande-se para as organizações em geral, sejam elas públicas, privadas ou do terceiro. É a partir desse reconhecimento que se intensificou os estudos sobre o desenvolvimento e utilização de práticas de gestão de custos.
O profissional contábil poderá auxiliar as empresas neste processo pela busca de uma gestão de custo eficaz, e este auxilio vai desde a pesquisa sobre as formar de gestão preconizadas pela literatura, até sua efetiva aplicação e acompanhamento. Foi-se o tempo em que a principal tarefa do profissional contábil era apuração de impostos, agora a realidade é outra, e muito mais promissora para o profissional que deseja se aperfeiçoar e crescer.... portanto mãos á obra, pois a ciência contábil necessita de colaboradores ativos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário