O governo passou a cobrar a resolução 476 de 2005 no seu artigo 19° que trata do cancelamento ao benefício do seguro desemprego, agora o artigo deverá ser cumprido á risca...
Mais um passo rumo a eliminação dos chamados "acordos" entre empregado e empresa.... muito bom isto....
Segue o artigo...
Art. 19. O Seguro-Desemprego será cancelado:
I - pela recusa, por parte do trabalhador desempregado de outro emprego condizente com sua qualificação e remuneração anterior;
II - por comprovação da falsidade na prestação de informações necessárias à habilitação;
III - por comprovação de fraude visando à percepção indevida do benefício do Seguro-Desemprego; e
IV - por morte do segurado.
§ 1º Para efeito do Seguro-Desemprego, considerar-se-á emprego condizente com a vaga ofertada, aquele que apresente tarefas semelhantes ao perfil profissional do trabalhador, declarado/comprovado no ato do seu cadastramento.
§ 2º Para definição do salário compatível, deverá ser tomado como base o último salário recebido pelo trabalhador.
§ 3º No caso de recusa de novo emprego sem justificativa, no ato do cadastramento, o benefício será cancelado.
§ 4º Caso o trabalhador seja convocado para um novo posto de trabalho e não atender à convocação por 3 (três) vezes consecutivas, o benefício será suspenso.
§ 5º Após o cancelamento do benefício em decorrência de recusa pelo trabalhador de novo emprego, o trabalhador poderá recorrer através de Processo Administrativo, no prazo de 2 (dois) anos, contados a partir da data de dispensa que deu origem ao benefício.
§ 6º Nos casos previstos nos incisos I, II e III deste artigo, o Seguro-Desemprego será suspenso por 02 (dois) anos, dobrando-se este prazo em caso de reincidência.
Sobre o Autor
- Professor João R. Alberton
- Sou professor universitário a uma década, também possuo uma empresa de consultoria na área de CONTABILIDADE GERENCIAL. Sou produtor de cursos em EAD. Na hotmart estou com os seguintes cursos: PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE; HP 12C COM O AUXÍLIO DO EXCEL e CONTABILIDADE BÁSICA.
segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
Fênix: acima da paixão ... cap. I...continuação...
Continuação do início do livro...
Minha irmã a senhorita Inês, uma moça muito bonita, 19 anos, olhos azuis igual ao meu pai, tinha os rapazes sempre aos seus pés devido á ótima combinação de inteligência e beleza, um fenômeno muito raro entre as mulheres, muito parecida com minha mãe e muito correta, sempre dando lições de moral em mim e no meu irmão, namorada de João Lucas, filho de um granjeiro da cidade vizinha de Lenoar, uma cidade básicamente agrícola, formada por granjeiros e pequenos agricultores.
Meu irmão, o jovem Lenilton, conhecido como Lênin, um moleque de 10 anos, amante das peraltices, sempre deixando minha mãe de cabelo em pé, a última dele foi de por uma bombinha no cigarro da professora de matemática, a Sra Marisabel, que ficou com a cara toda chamuscada, não que não merecesse, mas acredito que ele passou um pouco dos limites, e um dos melhores jogadores da equipe juvenil do Fênix, zagueiro muito habilidoso e de cara feia com os atacantes adversários, com certeza no domingo irá estar na primeira fila das arquibancadas que estão sendo montadas no lado deste campo, para me incentivar a ir para cima dos zagueirões do Cobra, como diz ele: - Mano não te assustas e vai pra cima deles e mete uma bucha.
Já que a tontura passou vou para casa, que a minha mãe deve estar me esperando com um sermão pronto. Atravessei a extensão do campo e passei por uma pinguela que da acesso ao nosso terreno, onde tem uma trilha no meio do milharal, e não deu outra, lá estava ela a me esperar no portão:
- Disse que ia no campo treinar as duas e já são oito horas, onde esteve até agora?, perguntou minha mãe visivelmente irritada com a minha demora.
- Fomos até a casa do Petry comer pipoca!, respondi.
- Pipoca!!!, devem ter bebido vinho, se conheço bem aquele pinguço do pai do Petry, e toma banho que a janta esta pronta a mais de uma hora, os teus irmãos já jantaram e foram na tua avó, e disseram que quando tu chegasse era para ir lá.
- Tudo bem mãe, desculpa. Disse meio cabisbaixo.
- E o pai, deu notícias?
- Não. Respondeu minha mãe secamente.- E vai tomar banho de uma vez.
Minha mãe bem que tentava disfarçar, mas a relação dela como o meu pai não era das melhores, estou em dúvida se algum dia foi melhor do que isto, mas o problema é que ultimamente as vindas para casa do meu pai, que trabalhava geralmente em outras cidades, era cada vez mais escassas e o pior é que a minha mãe nem ligava mais.
segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
O que o método multicritério AHP (Analytic Hierarchy Process)?
Realizei uma pesquisa sobre o método AHP em um processo de compras em uma empresa aqui da Serra Gaúcha, e encontrei muitas qualidades neste método.... aqui vai um breve resumo do que é o AHP....
O método de Análise Hierárquica - AHP foi desenvolvido por Thomas L. Saaty, na década de 70, e tem entre suas características a decomposição de um problema em uma estrutura hierárquica descendente. Neste aspecto o método serve para, a partir de um problema – objetivo global – e do desenvolvimento de critérios, sub-critérios, de análises e alternativas em níveis sucessivos, apoiar a tomada de decisão.
Os procedimentos de cálculo do método AHP inicia-se com a decomposição dos elementos de um problema em hierarquia. Em seguida realiza-se as comparações binárias entre elementos de um nível em relação ao critério do nível superior. Destas combinações surgem às prioridades e finalmente, devido à síntese, as prioridades globais. Após faz-se a avaliação da coerência e do tratado de interdependência.
As etapas do procedimento de cálculo, tendo por base o estudo de Jordão e Pereira (2006):
(a) Problema: nesta etapa define-se o problema e os seus respectivos critérios atrelados ao problema:
(b) Estruturar a hierarquia: a hierarquia é estruturada em três níveis, composto pelo problema a ser respondido, após tem-se os critérios associados a este problema, e por último a resposta ao problema tendo por base os critérios escolhidos.
(c) Construir a matriz de preferências para cada critério: após a construção da hierarquia, deve-se fazer uma comparação par a par de cada elemento ao nível hierárquico dado, criando uma matriz de decisão quadrada. A comparação par a par das alternativas é realizada utilizando uma escala própria, que varia de 1 a 9.
(d) Normatizar as matrizes: Após realizado a matriz de preferência, a etapa seguinte é dividir cada elemento da matriz pela soma da coluna a que pertence. Normalizar os valores de cada coluna de tal forma que a soma de todos os seus elementos seja igual a 1 ou 100%.
(e) Obter as médias dos critérios: converte as frações em decimais e encontra-se a média aritmética de cada linha da matriz modificada, o resultado disto é o vetor;
(f) Construir a matriz de prioridades: nesta etapa constrói-se uma nova tabela contendo as médias de todos os critérios, isto é necessária para a próxima etapa, a construção da matriz da comparação dos critérios;
(g) Construir a matriz de comparação entre os critérios: depois de realizado a média dos critérios, realiza-se a construção de uma matriz de comparação dos critérios, e repetir as etapas (d) e (e) para a classificação par a par;
(h) Multiplicar o resultado da matriz obtida na etapa (f) pelo vetor da média obtida na etapa (g). O resultado será um vetor que contém a classificação final de cada alternativa;
(i) Após o cálculo das preferências tem-se o cálculo da coerência, para todas as matrizes binárias do problema, mas somente se justifica para matrizes iguais ou superiores a 3 por 3.Esta etapa é composta por quatro passos:
i 1: Determinar a totalização das entradas: resume-se ao produto matriz inicial com o respectivo vetor de média, obtido na etapa (g)
i 2: A etapa seguinte é determinar o λ máximo: considera-se o número de critérios, para este cálculo divide-se o vetor do total de entradas pelo vetor da média e obtêm-se um novo vetor. Deste vetor resultante somam-se as parcelas e divide-se pelo número de critérios , e o resultado é o λ máximo.
i 3: Após calculado o λ máximo, tem-se o cálculo do Índice de Coerência (IC), que utiliza a seguinte fórmula: IC= (λ máx - n) / (n - 1)
i 4: Comparar o Índice de Coerência, IC com o Índice Aleatório, IA e verificar se é ≤ 0,10 , ou 10%. O Índice aleatório esta representado assim: RC = (IC) / (IA)
Visitem meu site, tem material gratuito e curso preparatório para EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE.
Abraço
Professor João Rafael
domingo, 9 de janeiro de 2011
Gestão de custos e o profissional contábil
A gestão das organizações tem sido marcada nas últimas décadas por fenômenos que tem provocado um repensar nas práticas até então adotadas. A globalização dos mercados e a consequente disparada no nível de competição é um fato de citação recorrente na literatura. O maior foco na gestão de custos tem sua origem justamente pela influência das forças de mercado que, ao final, limita que um custo seja simplesmente dado como correto e repassado no preço. É reconhecido a partir dessa nova realidade que a continuidade dos negócios da organização é dependente, entre outros fatores, de uma eficiência que viabilize ser competitivo no mercado e, simultaneamente, ofereça o retorno desejado.
O dinamismo que o mercado apresenta exige gestores e profissionais com conhecimentos e habilidades para a eficácia na tomada de decisão, o que exige um amplo conjunto de conhecimentos, inclusive sobre custos.
A esse respeito, Martins e Rocha (2010) destacam que as informações de custos podem auxiliar no processo de decisão, incluindo: (a) controle gerencial e avaliação de desempenho; (b) gestão de produtos; (c) gestão da produção; (d) terceirização de atividades; (e) decisões sobre produzir ou comprar; (f) substituição de equipamentos; (g) abertura ou fechamento de filiais e agências; (h) automatização de operações; (i) gestão da capacidade instalada; (j) gestão da lucratividade de produtos, clientes, classes ou categorias de clientes, canais, mercados e segmentos de mercados.
A gestão de custos pode ser implantada em qualquer empresa ou segmento, respeitadas as suas características. Apesar do foco dado às entidades empresariais, a importância das informações de custos expande-se para as organizações em geral, sejam elas públicas, privadas ou do terceiro. É a partir desse reconhecimento que se intensificou os estudos sobre o desenvolvimento e utilização de práticas de gestão de custos.
O profissional contábil poderá auxiliar as empresas neste processo pela busca de uma gestão de custo eficaz, e este auxilio vai desde a pesquisa sobre as formar de gestão preconizadas pela literatura, até sua efetiva aplicação e acompanhamento. Foi-se o tempo em que a principal tarefa do profissional contábil era apuração de impostos, agora a realidade é outra, e muito mais promissora para o profissional que deseja se aperfeiçoar e crescer.... portanto mãos á obra, pois a ciência contábil necessita de colaboradores ativos...
sábado, 8 de janeiro de 2011
Fênix: acima da paixão ..... inicio... cap. I
Estava anoitecendo naquele dia de 20 de setembro de 1993 quando saí da casa de Petry, um dos meus melhores amigos, tínhamos tomado cinco litros de vinho com uma bacia de pipoca, estávamos lá eu, Chulé, Lino, César, além do Petry e seu pai Silvio, estava meio grogue pois não estava acostumado a beber tanto, acredito ter tomado em torno de uns quatro copos, subi um morro bem íngreme, de uns cem metros que era um atalho para minha casa, situada no vilarejo de Notreoest, na cidade de Faluj, quando cheguei no campo de futebol, que era encostado de casa, sentei em um banco de madeira, bem velho e corroído pelo tempo, e me veio em mente uma súbita vontade de mudar de vez a minha vida, trocar a vida pacata no vilarejo pelo mundo, pois já estava me formando no ensino médio, equivalente ao segundo grau e a perspectiva de emprego era bem remota, além disto a menina mais badalada do vilarejo, uma loirinha com cara de anjo e um corpo escultural, tinha as coxas mais lindas que eu já tinha visto na vida, tinha 19 anos, mas já estava comprometida, com um babaca com pose de galã de cinema Jamaicano, mas filho do fazendeiro mais rico da região, na minha cabeça isto explica tudo, embora não entenda como o dinheiro pudesse comprar o sentimento mais puro que Deus criou, que é o Amor, mas tudo bem o que importa mesmo é que dentro de dois meses estarei formado, com um diploma do ensino médio embaixo do braço e uma vontade enorme invadindo minha alma de correr o mundo e estudar em uma universidade.
Minha mãe, a senhora Vivian, é uma pessoa muito especial, que quando põe uma coisa na cabeça luta com todas as forças para conseguir, é muito inteligente, após vinte anos que tinha completado o ensino fundamental, resolveu se escrever num supletivo para completar o ensino médio, que lhe daria a oportunidade de largar a vida de costureira e tentar a sorte como professora municipal, acredito ter herdado a vontade de vencer na vida dela, pois os meus pensamentos não são de um adolescente de 17 anos, é claro que muita coisa é perfeitamente relacionada com a minha idade, como o tratamento com as meninas, mas no geral não, pois eu quero ser alguém na vida, ser lembrado no futuro com orgulho pelos meus filhos, alguém que fez algo realmente importante.
Meu pai, o Sr Luis Antônio, um homem que só sabe trabalhar, é carpinteiro e pintor, trabalha doze horas por dia, trezentos e sessenta e cinco dias por ano, é tão dedicado ao trabalho que esquece que um pai de família também tem que estar presente nas várias etapas da vida dos filhos, não lembro dele junto a nós, eu, minha mãe e os meus dois irmãos, em nenhum momento, nem na formatura minha e da minha irmã do ensino fundamental e dela do médio, nem na primeira comunhão e crisma, espero que no próximo domingo ele venha me assistir neste campo que esta na minha frente, pois será o meu primeiro jogo como titular da equipe do Fênix, a equipe da cidade de Faluj, estrearemos no campeonato municipal contra os atuais campeões, os Cobra, formado por jogadores da cidade, pois em Faluj, uma cidade de 3.800 habitantes, 80 por cento vivem na cidade, empregados da Prefeitura ou do frigorífico SUINOFAL, e o restante vivem em dois distritos, o Notreoest, onde estou agora, formado básicamente por agricultores e o distrito de Turtles, também formado por agricultores e traficantes de ópio, mas tudo bem vamos deixar isto bem de lado que é para não me comprometer.
Assinar:
Postagens (Atom)