Sobre o Autor

Minha foto
Sou professor universitário a uma década, também possuo uma empresa de consultoria na área de CONTABILIDADE GERENCIAL. Sou produtor de cursos em EAD. Na hotmart estou com os seguintes cursos: PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE; HP 12C COM O AUXÍLIO DO EXCEL e CONTABILIDADE BÁSICA.

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

CONTADOR DO FUTURO?

         Olá!
         Ouço muito sobre como as profissões serão no futuro ou quais profissões serão mais valorizadas que outras. Também ouço sobre como será o contador do futuro... para escrever sobre isto eu teria que criar hipóteses e suposições, algo que não sou adepto. Mas posso falar sobre o CONTADOR DO PRESENTE, ai fica mais fácil abordar o assunto.
         Quem deseja seguir esta maravilhosa profissão deverá saber (na verdade já sabe) que a forma de trabalho do contador está mudando. Aquela imagem do contador apenas efetuando lançamentos já mudou, o contador ampliou o leque de trabalho e direcionou suas forças na contabilidade gerencial. Antes que alguém pergunte vou explicar de forma bem simples o que vem a ser esta contabilidade? Contabilidade gerencial está voltada para auxiliar as empresas ou instituições em seu processo de tomada de decisão.
         Dê um exemplo professor?
         Vou citar 5 (dentre muitos outros)  campos de atuação do contador do presente em contabilidade gerencial:
1)    Planejamento Tributário
2)    Avaliação financeira
3)    Gestão de Custos e resultados
4)    Controladoria
5)    Planejamento Estratégico
6) Análise das Demonstrações Contábeis

Ok, professor então de agora em diante não precisa mais entender de contabilidade fiscal, vamos abandonar e focar na gerencial, certo?
 Errado... a contabilidade fiscal, ou contabilidade legal é a base, não podemos abandonar a base, costumo dar o exemplo da construção de uma casa, não podemos abandonar o alicerce e já iniciarmos construindo o telhado... portanto a contabilidade legal forma a base para que possamos apresentar toda a magia da contabilidade no âmbito gerencial.
Perceba que gostar de custos ou avaliação de investimento ou avaliar a melhor forma de tributação ou ainda implantar o planejamento estratégico ou a controladoria, ou efetuar uma análise da situação financeira não é uma opção... é o ÚNICO CAMINHO a seguir na direção do sucesso.

         Fico por aqui


Abraço






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário