Sobre o Autor

Minha foto
Sou professor universitário a uma década, também possuo uma empresa de consultoria na área de CONTABILIDADE GERENCIAL. Sou produtor de cursos em EAD. Na hotmart estou com os seguintes cursos: PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE; HP 12C COM O AUXÍLIO DO EXCEL e CONTABILIDADE BÁSICA.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

E-Social

Olá!
Vou falar sobre algo que está preocupando e até tirando o sono de muitos profissionais que trabalham diretamente com setores que serão atingidos pelo e-social. Alguns podem perguntar: - É para ficar preocupado professor? Eu respondo que de certo modo sim, pois algo tão grande, que envolve tantos setores do governo (CEF, MTE, INSS, RFB, MPS, TST), ainda é uma incógnita, se para acessar o Conectividade Social-ICP para envio da Sefip, ou da GRRF ou para consultar saldo para fins rescisórios as vezes é  um parto (normal) imagina uma quantidade grande de informações sendo enviadas diariamente... mas enfim, não gosto de xorôrô, então vim para dar uma contribuição para passar por mais este momento sem maiores dores de cabeça para o quem trabalha e muito menos para as empresas.
Algumas dicas:
1 – Controle de ASOs: os Atestados de Saúde Ocupacional TEM que ter um controle rigoroso, para quem tem software maravilha, vai te avisar quando esta para vencer os exames e quais deverão ser realizados. Para quem não tem uma dica é criar uma tabela no excel, me ajudou muito antes de migrar para o software. Haaaa, só para lembra-los o ASO é obrigatório ANTES do funcionário iniciar as atividades... não esqueça.
2 – Controle de férias: estou me referindo da programação de férias, o ideal é que vocês tenham mais de um ano já programado. Novamente para quem tem um software é uma barbada, para quem não tem o excel resolve, eu já fiz muito isto, dá mais trabalho mas fica bom.
3 – Revisar informações básicas dos funcionários, número do PIS, CTPS... checar se esta tudo ok.
4 – Contratação de funcionário tem que seguir um rito antes do funcionário iniciar as atividades, como ASO, registro, contrato de experiência, se necessário, lembrando que contrato de experiência só pode ser renovado uma única vez e não exceder 90 dias. Tudo isto já devidamente assinado pelo funcionário.
5 – Aviso prévio de férias, pagamento de férias tem que ser na data certa e com o devido registro e assinatura dos funcionários. Isto serve para aviso prévio de demissão...

Para quem trabalha em escritório a dica é montar uma apostila, realizar um treinamento e entregar para as empresas, lembrando que a legislação existe a um bom tempo, não tem nada de novo, mas o componente extra agora é que haverá um sistema monitorando tudo o que é feito.

A palavra chave neste momento pré e-social é INFORMAÇÃO, mantenha-se informado e mantenha a empresa informada...

Abraço e até a próxima


Nenhum comentário:

Postar um comentário