Sobre o Autor

Minha foto
Sou professor universitário a uma década, também possuo uma empresa de consultoria na área de CONTABILIDADE GERENCIAL. Sou produtor de cursos em EAD. Na hotmart estou com os seguintes cursos: PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE; HP 12C COM O AUXÍLIO DO EXCEL e CONTABILIDADE BÁSICA.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Avaliação de empresas - FCD

Olá amigos!
Primeiramente quero informá-los que logo estarei com site egmconsultoriacontabil.com.br no ar, nele vocês encontrarão os serviços que são prestados por mim, entre eles o processo de avaliação de empresas.
O processo de avaliação de empresas tem evoluído significativamente no Brasil nos últimos tempos, devido principalmente ao processo de transformação que as empresas estão passando, refiro-me aos processos de fusão, cisão, incorporação... isto, aliado a necessidade dos investidores saberem o real valor de uma determinada empresa que estão investindo, procurou-se formas de melhor avaliar estas empresas, dentre elas posso citar o FCD - Fluxo de Caixa Descontado.
Mas o que vem a ser o FCD? Se formos para a teria, encontramos por exemplo a abordagem de Damodaran, afirmando que no FCD encontra-se o valor justo de determinada empresa através do Fluxo de Caixa Projetado, isto com o desconto a uma taxa que reflete o risco associado a este investimento.
Para uma avaliação através do FCD necessitamos primeiramente da determinação do Fluxo de Caixa Operacional Disponível, após necessitamos do custo de capital, que pode ser encontrado através da aplicação do CAPM, que é o modelo de precificação dos bens de capital para após calcular o WACC (custo médio ponderado de capital).
Após devemos ajustar os riscos nos fluxos de caixa livre, com a evidenciação do crescimento (g) da empresa.
Para terem uma ideia do quanto importante é este método de cálculo, Nalber José Gonçalves Durão e Emmanuel Marques da Silva analisaram a Cia Hering S.A. e o resultado da avaliação pelo Balanço Patrimonial, Ações e FCD foi o seguinte:
Balanço Patrimonial:    710.811
Ações:                       5.305. 379
FCD:                         6.483.572

Perceberam a importância de dominarmos algumas das mais valiosas técnicas de avaliação de uma empresa?

Por hoje é só, se alguém necessitar aplicar a Avaliação de Empresas pelo FDC estarei a disposição...

Abraço

João Rafael



Um comentário: