Sobre o Autor

Minha foto
Sou professor universitário a uma década, também possuo uma empresa de consultoria na área de CONTABILIDADE GERENCIAL. Sou produtor de cursos em EAD. Na hotmart estou com os seguintes cursos: PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE; HP 12C COM O AUXÍLIO DO EXCEL e CONTABILIDADE BÁSICA.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

A Contabilidade é somente para atender o Fisco?

   
     Venho a muito tempo falando principalmente para os meus alunos que a contabilidade, principalmente em países de primeiro mundo esta dando ênfase a CONTABILIDADE GERENCIAL do que para a contabilidade fiscal ( ou financeira). No Brasil ainda é restrito a empresas de grande porte, com pouquíssimos exceções em empresas  de médio porte...
     Quando eu falo sobre a importância da Contabilidade Gerencial, não estou em  nenhum momento colocando a fiscal de lado, muito pelo contrário, a Contabilidade Fiscal é a base para a Contabilidade Gerencial. Continuo insistindo que a grande maioria não vai  além do atendimento ao Fisco, tenho certeza que todos sabem dos prazos para entrega dos demonstrativos e declarações, que é o mínimo que se espera de um profissional, mas agora vou fazer algumas perguntas que, se 50% forem não, esta na hora de começar a se aperfeiçoar, porque o mercado de trabalho esta demandando isto.
Vamos lá, vou fazer 10 perguntas, poderia fazer 100 diante da imensidão de possibilidades que a Contabilidade Gerencial proporciona. A pergunta é: Você já fez para alguma empresa...
1 - Implantação de algum  método de custeio?
2 - Elaboração de alguma análise para reduzir custo?
3 - Implantação e análise Custo, Volume e Lucro -CVL?
4 - Análise sobre a melhor forma de tributação?
5 - Implantação do EVA (Valor Econômico Agregado)?
6 - Avaliação do valor da empresa?
7 -  Implantação de algum dos tipos de orçamento do Planejamento Estratégico?
8 - Implantação do Fluxo de Caixa e do Fluxo de Caixa Projetado?
9 - Implantação do PIG (Painel de Indicadores Gerenciais)
10 - Analise de terceirização versus internalização?

     Para quem ficou acima de 50% de respostas afirmativas, meus PARABÉNS e continue a se dedicar, e quem ficou abaixo a dedicação terá que ser MUITO maior....
  
    Abraço a todos






Nenhum comentário:

Postar um comentário