Sobre o Autor

Minha foto
Sou professor universitário a uma década, também possuo uma empresa de consultoria na área de CONTABILIDADE GERENCIAL. Sou produtor de cursos em EAD. Na hotmart estou com os seguintes cursos: PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE; HP 12C COM O AUXÍLIO DO EXCEL e CONTABILIDADE BÁSICA.

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

QUESTÃO 11 ENADE CONTABILIDADE 2018


Oi!
Segue a QUESTÃO 11 do ENADE CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2018.










É uma questão que parece longa, mas podemos ir diretamente para as alternativas. O começo da questão serve para exemplificar os métodos por absorção e variável. Vamos para as alternativas:
I. A DRE elaborada pelo método do custeio por absorção dificulta a tomada de decisão sobre a lucratividade por produto devido à utilização de critério de rateio.
Exatamente, este é o grande motivo para tantas críticas ao método por absorção, a utilização de rateios.
CORRETA

II. Caso o diretor decida basear-se apenas na informação gerada na DRE, elaborada pelo método do custeio variável, que apresenta a margem de contribuição do produto sensor externo com resultado negativo, a empresa deverá deixar de fabricar esse produto.
Se olharmos para o produto sensor externo o mesmo apresenta uma Margem de Contribuição unitária negativa de 7,00. Analisando pela MC a empresa deveria deixar de produzir o item.
CORRETO

III. No custeio por absorção, são considerados como custos do produto tanto os custos fixos quanto os variáveis, diretos ou indiretos; já no custeio variável, levam-se em conta como custos do produto apenas os custos variáveis, sendo os custos fixos separados e considerados como despesas do período, indo diretamente para o resultado.
Esta é uma definição perfeita da diferença entre o método por absorção que considera todos os custos e o variável que considera apenas os variáveis.
CORRETO



                            LETRA E

Abraço

  




Nenhum comentário:

Postar um comentário