Sobre o Autor

Minha foto
Sou professor universitário a uma década, também possuo uma empresa de consultoria na área de CONTABILIDADE GERENCIAL. Sou produtor de cursos em EAD. Na hotmart estou com os seguintes cursos: PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE; HP 12C COM O AUXÍLIO DO EXCEL e CONTABILIDADE BÁSICA.

segunda-feira, 5 de março de 2018

Banca exame de suficiência 2018 - CONSULPLAN

Olá pessoal!
Como vocês já devem ter lido, a banca que fará o EXAME DE SUFICIÊNCIA 2018 - contabilidade será a CONSULPLAN.


Para aqueles que não sabem muito sobre a banca, veja uma questão aplicada em 2014 para Técnico em Contabilidade do MAPA:

Em qual grupo de contas do Balanço Patrimonial devem ser classificadas as participações permanentes em outras sociedades (controladas, coligadas e controladas em conjunto) e os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no ativo circulante, e que não se destinem à manutenção da atividade da companhia ou da empresa?
a) Intangível
b) Imobilizado
c) Investimento
d) Ajuste de Avaliação Patrimonial

Veja o que consta no Artigo 179 da Lei 6.404/76:

Art. 179. As contas serão classificadas do seguinte modo:
III - em investimentos: as participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no ativo circulante, e que não se destinem à manutenção da atividade da companhia ou empresa.

Percebam que tanto o Intangível (NBC TG04) quanto o Imobilizado (NBC TG27) são destinados a manutenção das atividades da companhia, portanto não podem ser.
Já o ajuste da avaliação patrimonial é uma conta do Patrimônio Líquido que vem apresentar um ajuste no valor do balanço patrimonial, ajuste que pode ser tanto no ativo quanto no passivo em relação ao seu valor justo. Este ajuste pode ser positivo (ajuste para mais) ou negativo (ajuste para menos).


LETRA C

Abraço



Nenhum comentário:

Postar um comentário