Sobre o Autor

Minha foto
Sou professor universitário a uma década, também possuo uma empresa de consultoria na área de CONTABILIDADE GERENCIAL. Sou produtor de cursos em EAD. Na hotmart estou com os seguintes cursos: PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE; HP 12C COM O AUXÍLIO DO EXCEL e CONTABILIDADE BÁSICA.

sábado, 7 de março de 2015

Para auxiliar a DEBITAR e a CREDITAR

Olá pessoal!
Após um longo período de trabalho e estudos, estou retomando o blog (prometo que continuarei com as postagens).
Mas o que me motivou a trazer novamente a discussão sobre o que DEBITAR e o que CREDITAR, foi este início de semestre, com trabalhos em Contabilidade I, II e Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis (Contabilidade III).
Também foram os mais de 36.000 acessos e muitos comentários, isto é excelente, pois engrandece os amantes da contabilidade.
Mas a tabela que me refiro esta presente no livro Contabilidade Introdutória da excelente equipe de professores da FEA/USP:











Veja que para qualquer conta do ativo para aumenta-la devemos DEBITAR e diminuí-la devemos CREDITAR, isto devido a NATUREZA DA CONTA (se não lembrar veja a postagem sobre DÉBITO e CRÉDITO).
Quer um exemplo:
Se vendermos uma máquina a vista, vocês concordam que estará aumentando a nossa conta caixa? Blzzzzzz  então vocês também concordam que esta conta caixa, como é um bem e pertence ao ativo estará aumentando, então devemos debitá-la ou creditá-la? Não sei professor! Então vá na tabelinha e veja que para aumentarmos uma conta do ativo devemos DEBITAR.
Tá professor okkkkk, mas e a máquina, o que devemos fazer? Com a máquina nada (rsrs) mas com a conta máquina sim, vamos novamente pensar da seguinte forma: estamos aumentando ou diminuindo o Ativo? Esta é fácil professor, estaremos diminuindo, devido ao fato da máquina estar sendo vendida. Perfeito! Então se o ativo está sendo diminuindo, pela nossa tabela devemos CREDITAR a conta máquina.

Ufa! Por hoje é isto, na próxima postagem irei falar da tabela para as contas do PASSIVO...RECEITA...DESPESA...CUSTO...


Visitem meu site, tem material gratuito e curso preparatório para EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE.



Abraço


4 comentários:

  1. Ajudou bastante pois a forma é bem simplificada pra aprender..

    ResponderExcluir
  2. Ajudou bastante pois a forma é bem simplificada pra aprender..

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado, estava com muitas duvidas mas isto me esclareceu bastante.

    ResponderExcluir