Sobre o Autor

Minha foto
Sou professor universitário a uma década, também possuo uma empresa de consultoria na área de CONTABILIDADE GERENCIAL. Sou produtor de cursos em EAD. Na hotmart estou com os seguintes cursos: PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE; HP 12C COM O AUXÍLIO DO EXCEL e CONTABILIDADE BÁSICA.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Gestão de Custos ou Gestão do Lucro?

Pois bem, estou aqui agora trazendo um assunto oriundo de muitos questionamentos por parte principalmente de empresários. O questionamento é no sentido do entendimento de que a gestão do lucro é mais importante que a gestão de custos?  Para responder este questionamento vou recorrer a algumas colocações:
   1 – O lucro é o objeto de desejo de 10 entre 10 empresas. Ninguém aloca esforços numa empresa para não ter lucro, mesmo que somente lucro não garanta a sobrevivência da empresa, ela precisa ser rentável (assunto já tratado neste blog).
   2 – As empresas que desejam alcançar um crescimento sustentável, não podem abrir mão de uma gestão de custos eficiente.
   3 – Muitos autores já abordam a gestão do lucro em livros com títulos voltados a gestão de custos, portanto já ocorre uma aplicação do conceito mais amplo.
   O que eu quero dizer com isto: que nós, profissionais da contabilidade devemos ter como foco auxiliar as empresas a aumentarem seus lucros, para isto utilizamos a gestão de custos, mas somente gestão de custos não é suficiente para trazer lucratividade ou rentabilidade a uma empresa.
   Já ouvi muito a expressão: - eu estou ganhando dinheiro com meu negócio, não preciso ter uma gestão de custos.... Para estes eu respondo que se estão ganhando dinheiro sem, imagina quanto não ganhariam com uma gestão de custos que viesse a aumentar a eficiência de sua empresa...
     E ai, o que vocês acham... GESTÃO DE CUSTOS ou  GESTÃO DO LUCRO?

   Até a próxima... abraço.






Nenhum comentário:

Postar um comentário