Sobre o Autor

Minha foto
Sou professor universitário a uma década, também possuo uma empresa de consultoria na área de CONTABILIDADE GERENCIAL. Sou produtor de cursos em EAD. Na hotmart estou com os seguintes cursos: PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE; HP 12C COM O AUXÍLIO DO EXCEL e CONTABILIDADE BÁSICA.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Agora é a vez do ABC...

Mais um artigo foi enviado para uma revista com o intuito de buscar publicação... desta vez é o artigo da recem formada Bacharel em Ciências Contábeis Luciane Donzelli. Buscamos a transformação da monografia em artigo por entender que pode configurar-se em contribuição para a área contábil...

Segue resumo....

RESUMO
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou avaliar a lucratividade dos clientes tributados pelo lucro real, através da aplicação do método de Custeio Baseado em Atividades -  ABC – em uma  empresa prestadora de serviços contábeis ECONT, localizada no município de Marau (RS). Trata-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva que utilizou a observação e análise documental para coleta de informações no período de janeiro a setembro de 2011.  Constatou-se que a empresa não realizava apuração da lucratividade de maneira individualizada por cliente, devido ao fato de não possuir um sistema de custo que permitisse esta individualização. A aplicação do Custeio Baseado em Atividades possibilitou identificar as atividades desenvolvidas para cada cliente, proveniente dos departamentos: fiscal, contabilidade, recursos humanos e administrativo. Com isso, os direcionadores de recursos e custos auxiliaram na identificação dos recursos consumidos para cada cliente, ponderados pelo tempo demandado em cada atividade. Constatou-se que os clientes do segmento das empresas tributadas pelo Lucro Real apresentaram resultados negativos para a ECONT, contrastando com seu resultado global. A implantação do ABC na empresa configurou-se em importante fonte de informação, visando a melhora na gestão da empresa.

Abraço a todos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário