Sobre o Autor

Minha foto
Sou professor universitário a uma década, também possuo uma empresa de consultoria na área de CONTABILIDADE GERENCIAL. Sou produtor de cursos em EAD. Na hotmart estou com os seguintes cursos: PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE; HP 12C COM O AUXÍLIO DO EXCEL e CONTABILIDADE BÁSICA.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Quanto custa um funcionário para a empresa

Oi!
Uma pergunta muito frequente tanto de alunos quanto de empresários.
- Quanto custa um funcionário para a empresa?

Esta questão eu trago na minha apostila CÁLCULO DA FOLHA DE PAGAMENTO (quanto custa um funcionário para a empresa) além de 10 dicas sobre direito do trabalho.

Mas por que é importante saber quando um funcionário custa para a empresa? Por vários motivos, mas o principal deles é para a CONTABILIDADE DE CUSTOS, que além de outras coisas mensura o custo dos produtos e/ou serviços.

Sem um cálculo preciso dos custos, fica difícil saber se a empresa está ganhando ou perdendo dinheiro. Se a empresa tiver um bom controle de seus custos (inclusive de funcionários), poderá aplicar, por exemplo, o método Mark UP para precificação de seus produtos.

Quem deseja trabalhar com custos é fundamental ter conhecimento da legislação trabalhista, e aqui não me refiro apenas a CLT.


Aqui vai o início da minha apostila...

        Antes de iniciarmos os cálculos propriamente ditos precisamos saber um pouco sobre a nossa gloriosa CLT (consolidação das leis trabalhistas).
   Vamos iniciar falando sobre as MODALIDADES DE JORNADA DE TRABALHO, que inclusive está na CONSTITUIÇÃO FEDERAL em seu Art. 7º, XIII:
XIII - duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho;
         Veja que, para quem quiser entender dos cálculos trabalhistas precisa estar ligado na legislação vigente, vamos entender o que está contigo no parágrafo XIII.
         Duração da jornada de trabalho de oito horas diárias: isto é para quem trabalha de segunda a sábado de meio dia, para quem trabalha de segunda a sexta o correto é 8:48 minutos.
         Para quem trabalha de segunda a sábado de tarde o correto é 07:20 por dia. O que tem que ficar gravado é que para área privada é 44 semanais. Por que para privada? Porque para área pública é 40 horas semanais.
         ...facultada a compensação de horários e a redução da jornada de trabalho mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho: aqui temos a seguinte situação de que, para compensação de horários e redução da jornada de trabalho deverá haver a intervenção sindical.
         Professor, eu ouvi falar que fizemos 220 horas mensais, como chega-se neste valor?
         Veja que, por exemplo se um funcionário trabalhar 6 dias por semanas ele fará 07:20 por dia, multiplicando este valor por 30 dias temos o valor de 220h.
Mas professor como assim, vezes 30 dias, mas eu não trabalho os 30 dias no mês!

Pois é, aqui é que entra a figura do DSR – Descanso Semanal Remunerado, corresponde ao dia que você ou eu não trabalhamos mas ganhamos, por isto o nome DSR.

Abraço a todos

João Rafael

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Questão ENADE - CONTABILIDADE - 2015

Olá!

Estou trazendo uma questão do ENADE - CONTABILIDADE que foi aplicado em Novembro de 2015 e que está na minha apostila.


Questão muito boa para revisarmos como funciona o MÉTODO DE CUSTEIO POR ABSORÇÃO, veja que o enunciado citou que que não haverá modificação na estrutura atual, isto significa que os custos fixos permanecerão inalterados.
Vou apresentar a situação atual dos custos para após fazer um simulação com o aumento de 20% na produção:

SITUAÇÃO ATUAL:



Percebam que na estrutura atual dos custos, 400.000,00 são variáveis (8 x 50.000 unidades) e o restante (600.000,00 fixo).
Com isto o Custo Variável Unitário é de 8,00 e o Custo Fixo Unitário é de 12,00, totalizando um Custo Unitário de 20,00.
O que acontece se aumentarmos a produção em 20%, mantendo a estrutura fixa inalterada?



Percebam que o CUSTO FIXO TOTAL não será alterado, MAS o CUSTO FIXO UNITÁRIO SIM... por isto anotem a seguinte dica:
CUSTO FIXO POR UNIDADE É VARIÁVEL
CUSTO VARIÁVEL POR UNIDADE É FIXO

CORRETA: ALTERNATIVA C.


Abraço


Visitem meu site, tem material gratuito e curso preparatório para EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE.



Abraço