Sobre o Autor

Minha foto
Sou professor universitário a uma década, também possuo uma empresa de consultoria na área de CONTABILIDADE GERENCIAL. Sou produtor de cursos em EAD. Na hotmart estou com os seguintes cursos: PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE; HP 12C COM O AUXÍLIO DO EXCEL e CONTABILIDADE BÁSICA.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Avaliação de empresas - FCD

Olá amigos!
Primeiramente quero informá-los que logo estarei com site egmconsultoriacontabil.com.br no ar, nele vocês encontrarão os serviços que são prestados por mim, entre eles o processo de avaliação de empresas.
O processo de avaliação de empresas tem evoluído significativamente no Brasil nos últimos tempos, devido principalmente ao processo de transformação que as empresas estão passando, refiro-me aos processos de fusão, cisão, incorporação... isto, aliado a necessidade dos investidores saberem o real valor de uma determinada empresa que estão investindo, procurou-se formas de melhor avaliar estas empresas, dentre elas posso citar o FCD - Fluxo de Caixa Descontado.
Mas o que vem a ser o FCD? Se formos para a teria, encontramos por exemplo a abordagem de Damodaran, afirmando que no FCD encontra-se o valor justo de determinada empresa através do Fluxo de Caixa Projetado, isto com o desconto a uma taxa que reflete o risco associado a este investimento.
Para uma avaliação através do FCD necessitamos primeiramente da determinação do Fluxo de Caixa Operacional Disponível, após necessitamos do custo de capital, que pode ser encontrado através da aplicação do CAPM, que é o modelo de precificação dos bens de capital para após calcular o WACC (custo médio ponderado de capital).
Após devemos ajustar os riscos nos fluxos de caixa livre, com a evidenciação do crescimento (g) da empresa.
Para terem uma ideia do quanto importante é este método de cálculo, Nalber José Gonçalves Durão e Emmanuel Marques da Silva analisaram a Cia Hering S.A. e o resultado da avaliação pelo Balanço Patrimonial, Ações e FCD foi o seguinte:
Balanço Patrimonial:    710.811
Ações:                       5.305. 379
FCD:                         6.483.572

Perceberam a importância de dominarmos algumas das mais valiosas técnicas de avaliação de uma empresa?

Por hoje é só, se alguém necessitar aplicar a Avaliação de Empresas pelo FDC estarei a disposição...

Abraço

João Rafael



sexta-feira, 8 de maio de 2015

Questões teóricas da prova de Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis

Olá...
A prova de Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis (parte prática), Nível III não estava muito fácil, concordo, mas em compensação as duas questões teóricas estavam dadas... vamos resolvê-las:

2 - Qual reserva tem por fim assegurar a integridade do capital social e somente poderá ser utilizada para compensar prejuízos ou aumentar o capital.
a) Estatutária
b) Contingência
c) Legal
d) Incentivos fiscais
e) Retenção de lucros

Para resolver esta questão era necessário sabermos a Seção II, Art.193 da Lei 6.404/76, vejam o que ela nos diz, especialmente o destacado em negrito...

SEÇÃO II
Reservas e Retenção de Lucros
Reserva Legal
Art. 193. Do lucro líquido do exercício, 5% (cinco por cento) serão aplicados, antes de qualquer outra destinação, na constituição da reserva legal, que não excederá de 20% (vinte por cento) do capital social.
§ 1º A companhia poderá deixar de constituir a reserva legal no exercício em que o saldo dessa reserva, acrescido do montante das reservas de capital de que trata o § 1º do artigo 182, exceder de 30% (trinta por cento) do capital social.
§ 2º A reserva legal tem por fim assegurar a integridade do capital social e somente poderá ser utilizada para compensar prejuízos ou aumentar o capital.

Portanto é sobre Reserva Legal que o enunciado refere-se.

LETRA C

Vamos a outra questão:

3 - Quando a reserva legal, somada a reserva de capital atingir qual montante do capital social, deverá deixar de ser constituída ou então deverá ser revertida
a) 20%
b) 30%
c) 35%
d) 40%
e) 5%

Sim, eu sei, antes que vocês falem,  novamente estou me referindo a a Seção II, Art.193 da Lei 6.404/76, agora em negrito o que a questão nos pede:

SEÇÃO II
Reservas e Retenção de Lucros
Reserva Legal
Art. 193. Do lucro líquido do exercício, 5% (cinco por cento) serão aplicados, antes de qualquer outra destinação, na constituição da reserva legal, que não excederá de 20% (vinte por cento) do capital social.
§ 1º A companhia poderá deixar de constituir a reserva legal no exercício em que o saldo dessa reserva, acrescido do montante das reservas de capital de que trata o § 1º do artigo 182, exceder de 30% (trinta por cento) do capital social.
§ 2º A reserva legal tem por fim assegurar a integridade do capital social e somente poderá ser utilizada para compensar prejuízos ou aumentar o capital.

Portanto LETRA B


Visitem meu site, tem material gratuito e curso preparatório para EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE.



Abraço


sexta-feira, 1 de maio de 2015

Prova de Contabilidade I - Parte teórica

Oi.... estou aqui para apresentar o resultado das três questões que "apareceram" na parte teórica de Contabilidade I (dois meses de aula)

Lá vai a primeira questão...


2 - Em relação aos Princípios de Contabilidade, não confundir o patrimônio dos 


sócios com o patrimônio da empresa, refere-se ao princípio...







a)
Prudência















b)
Competência














c)
Entidade
















d)
Continuidade














e)
do patrimônio dos sócios


Questãozinha para não deixar ninguém sair sem pontuar da prova... é claro que você, meu aluno, sabe que o Princípio de Contabilidade Prudência não pode ser, pois este determina um menor valor para o Ativo e maior para o Passivo, também não pode ser Competência que tem a ver com o fato gerador, ou seja, lançar no instante em que ocorre o fato gerador.
A Continuidade trata da questão de que as empresas nasceram para crescerem e perpetuarem e a letra E não existe.
Portanto só podia ser o Princípio de Contabilidade ENTIDADE, que defende a ideia de não confundir o patrimônio dos sócios....

LETRA C


Vamos para a próxima...

3 - Com base no seguinte lançamento, marque a assertiva que apresenta o que o
que ocorreu...


































D:
Cliente É Hoje o Dia











D:
Caixa
















C:
Venda de Mercadorias






























a)
Venda de mercadorias a vista penas









b)
Recebimento de um saldo passado do Cliente É Hoje o Dia






c)
Venda de mercadorias parte a vista e parte a prazo






d)
Recebimento de uma venda de mercadorias em dinheiro






e)

Reversão da conta Cliente e conta caixa










Esta é outra questão do tipo Alemanha versus Brasil (do ponto de vista alemão claro)... quando Creditamos Venda de Mercadorias é porque estamos aumentando esta conta (natureza credora), portando de cara já sabemos que ocorreu uma Venda de Mercadorias, o que sobra apenas as letras A e C, mas como perceberam nós temos dois Débitos de contas do ativo (significa que estamos aumentando nosso ativo), uma referente aumentando um BEM ( Caixa ) e a outra aumentando um DIREITO (Cliente É Hoje o Dia) portanto sobrou apenas a letra C, venda parte a vista e parte a prazo.
LETRA C


Última questão...
4 - O Princípio de Contabilidade COMPETÊNCIA, refere-se a...
a)
Menor valor para o Ativo e maior valor para o Passivo
b)
Efetuar o registro do lançamento com base no fato gerador
c)

O patrimônio dos sócios não pode se confundir com o da empresa
d)
A empresa nasceu para crescer e perpetuar
e)
As informações devem ser íntegras e tempestivas

Como citado no comentário da primeira questão (2) o Princípio de Contabilidade COMPETÊNCIA refere-se a efetuar o lançamento (registro) com base no fato gerador.
Letra A: Princípio de Contabilidade Prudência
Letra C: Princípio de Contabilidade Entidade
Letra D: Princípio de Contabilidade Continuidade
Letra E: Princípio de Contabilidade Oportunidade

Ainda não trabalhamos o cálculo do CMV, impostos na compra e venda e IR e CS, que serão nossos próximos temas neste semestre...

Segue anexado a parte prática...



Abraço

João Rafael