Sobre o Autor

Minha foto
Sou professor universitário a uma década, também possuo uma empresa de consultoria na área de CONTABILIDADE GERENCIAL. Sou produtor de cursos em EAD. Na hotmart estou com os seguintes cursos: PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE; HP 12C COM O AUXÍLIO DO EXCEL e CONTABILIDADE BÁSICA.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Rateio

      Olá!
    
     O rateio consiste em na distribuição dos custos indiretos até os produtos ou serviços, para isto utiliza-se as BASES DE RATEIO, que tornam-se figuras principais nesta  alocação.
     As bases de rateio são definidas pelas empresas e periodicamente devem ser avaliadas para determinar se os percentuais utilizados são condizentes com a realidade atual, se não forem, uma nova determinação de percentual deverá ser calculado. O rateio não é  considerado muito preciso na determinação do custo de um produto, mas por ser de fácil utilização é muito utilizado pelas empresas.
     A pergunta é: se não eu não quiser utilizar rateio na minha empresa para determinar o custo de um determinado produto, o que posso utilizar?
 
     Resposta: pode utilizar o método ABC, mesmo que de forma parcial, ou ainda o TDABC, que utiliza o tempo como direcionador de custo.
 
 
     Abraço
 
 

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Contabilidade Gerencial

     Olá!
      Me perguntam porque no Brasil a Contabilidade Gerencial não consegue sair de um nível considerado MÍNIMO... eu até diria que se fosse classificar o estágio atual, seria embrionário.
      Ora, o que há de errado com a parte gerencial da contabilidade que não ocorre com a fiscal? A resposta é deveras simples, a contabilidade fiscal é obrigação das empresas, e é nesta parte que vou ater. O contador destina tanto tempo para fechar SPED Fiscal, SPED Contribuições, DACON (agora não mais), DCTF, SEFIP, CAGED, FUNRURAL, SPED Contábil, FCONT, DIRF, DIPJ, RAIS, LALUR, GIA, fechamento de trimestre...  que não sobra quase nada no intuito de desenvolver estudos para auxiliar a empresa gerencialmente.
      A culpa então estaria na estrutura do estado que engessa os nossos contadores? em partes sim, mas em partes esta estrutura serve mais de desculpa para o que não esta sendo feito... 
      Muitos profissionais, até preferem não ter que entrar neste campo "perigoso" da contabilidade, é mais conveniente ficar apurando impostos, do que desenvolver algo mais elaborado.
      Quem conhece os dos "lados" da contabilidade, percebe que a contabilidade gerencial é de infinitas possibilidades de crescimento, tanto para as empresas quanto para os profissionais de contabilidade.
       Certa oportunidade um consultor me confidenciou que um profissional com conhecimentos sólidos em custos é "mosca branca" no mercado. Que bom que o mercado esta assim, porque quem quer se dedicar neste pequeno segmento da Contabilidade Gerencial terá o sucesso garantido.
         Imaginem se vocês... profissionais de contabilidade conseguirem, além do trivial, desenvolverem atividades de custos, avaliação de investimentos, controle de ativos, finanças, analise de indicadores... saber por exemplo em quanto esta avaliada a empresa... saber implantar o PE, ou até mesmo o orçamento.... DFCp...
          Pensem nisto...
 
         Abraço