Sobre o Autor

Minha foto
Sou professor universitário a uma década, também possuo uma empresa de consultoria na área de CONTABILIDADE GERENCIAL. Sou produtor de cursos em EAD. Na hotmart estou com os seguintes cursos: PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE; HP 12C COM O AUXÍLIO DO EXCEL e CONTABILIDADE BÁSICA.

sábado, 31 de março de 2012

Mudanças

Acredito que o stress nos escritórios de contabilidade e consequentemente nas empresas  esta atingindo o seu ponto mais elevado na história recente da contabilidade. Você que esta participando de todo este processo novo envolvendo a área contábil deve estar agora se perguntando: os contadores foram displicentes e pegos de supresa? Esta havendo muitas mudanças ao mesmo tempo? O CRC e as Universidades não estavam preparadas para capacitação e orientação?
Pois bem, antes de responder a isto vamos a alguns fatos relevantes:
1 - A contabilidade, desde 2007 esta sofrendo alterações com vistas a adequações as Normas Internacionais de Contabilidade, através da Lei 11.638/07, MP 449/08 e Lei 11.941/09. Isto esta sendo um marco na história contábil brasileira.
2 - As EFD ( Escrituração Fiscal Digital) não dão trégua na busca incansável da redução na sonegação fiscal. O que se iniciou com EFD Contábil, veio para o PIS e COFINS, que agora mudou de nome e passa a denominar-se Escrituração Fiscal Digital das Contribuições Incidentes sobre a Receita (EFD-Contribuições), abrangendo informações sobre as contribuições para o PIS-Pasep e a Cofins, além da contribuição previdenciária incidente sobre a receita de que tratam os arts. 7º a 9º da Lei nº 12.546/2011.(Instrução Normativa RFB nº 1.252/2012 – DOU 1 de 02.03.2012).
Tem também o e-Lalur e para quem acha que acabou esta chegando a EFD da Folha de pagamento que poderá ser chamado de  EFD-Social.

Enfim o que eu quero afirmar com isto? Que a resposta para todos os questionamentos iniciais são.... SIM...mas a boa notícia é que  os que "sobreviverem" serão extremamente recompensados, tanto em termos de valorização profissional quanto salarial. Os profissionais de contabilidade estão com a remuneração acima de outras profissões historicamente bem remuneradas.

Viva as mudanças...

Abraço