Sobre o Autor

Minha foto
Sou professor universitário a uma década, também possuo uma empresa de consultoria na área de CONTABILIDADE GERENCIAL. Sou produtor de cursos em EAD. Na hotmart estou com os seguintes cursos: PREPARATÓRIO PARA O EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE; HP 12C COM O AUXÍLIO DO EXCEL e CONTABILIDADE BÁSICA.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Lucrativo ou rentável...


A palavra lucratividade e rentabilidade são usadas as vezes como sinônimas... quando alguém quer expressar o quando sobra de $$$ em determinado empreendimento. Mas não pode-se cometer este equívoco... Uma empresa pode ser lucrativa e não rentável??? SIM, é mais comum do que possa parecer... RENTABILIDADE esta associada ao capital (k) investido, portanto é quando sobra após remunerar este capital, enquanto que LUCRATIVIDADE esta associada ao valor nominal vendido.
Uma forma utilizada pelas grandes empresas para medir o retorno do capital investido é o EVA®, cujo objetivo é medir a valorização ou desvalorização da empresa em função da obtenção de EVA® negativo ou positivo.
A diferença de ambos no DRE pode ser representada da seguinte forma:


LUCRATIVIDADE
( = ) Receita líquida

( – ) Custos
( = ) Lucro bruto
( – ) Despesas operacionais
( = )Lucro Operacional
( - ) Imposto de Renda
( = )NOPAT ( lucro líquido de impostos)


RENTABILIDADE
( = )Receita líquida
( – ) Custos
( = ) Lucro bruto
( – ) Despesas operacionais
( = ) Lucro Operacional
( – ) Imposto de renda
( = ) NOPAT
( – ) Encargo de capital
( = ) EVA ®

Visitem meu site, tem material gratuito e curso preparatório para EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE.



Abraço



sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Monografia

A monografia é um momento único na vida de um ser humano que decidiu buscar algo a mais na vida. Mesmo considerando que continue estudando e faça uma especialização, mestrado,  doutorado... ficará sempre marcado o momento da "criação" da monografia.
Uma etapa marcada por sacrifícios, renúncias... tudo em pról da realização do algo a mais... do reconhecimento público de um trabalho bem elaborado e principalmente.... PRÓPRIO..
Digo isto porque este momento único não pode de maneira alguma ser terceirizado... Como explicar o fato de passar anos estudando e quando chega o instante de demonstrar o que foi assimilado... terceirizar a monografia... Isto é igual a um rapaz (ou moça) que fica um certo tempo empreendendo esforços numa conquista, e quando chega o momento do primeiro encontro optar por enviar OUTRA pessoa em seu lugar.
Tem algo pior que isto numa monografia??? TEM, e falo de algo repugnante chamado plágio...  Isto não é brincadeira, esta na legislação e trata-se de uma infração da Lei 9.610/98... portanto PLÁGIO É CRIME... além de configurar um ato de traição para com o orientador, que despreende tempo... esforço...pesquisa... para que o orientando consiga realizar com suas próprias forças a tão sonhada MONOGRAFIA...

Monografia  é igual ao primeiro encontro... não pode ser terceirizado e muito menos se passar por outra pessoa...

Abraço e bom findi... 

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Semetre - Universidade de Passo Fundo

Aproveito as mini-férias  para ajustar  as disciplinas que serão ministradas na UPF Campus Casca.
Trabaharei Técnicas de Pesquisa e Projeto, Fundamentos de Custos, Contabilidade Introdutória, Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis e Tópicos Especiais.

Para Técnicas de Pesquisa e projeto, tenho organizado um material muito interessante sobre como e onde peesquisar... como elaborar uma boa pergunta de pesquisa, que é o centro da monografia. O enfoque é na NBR 14724:2011, que trouxe algumas alterações na forma de apresentar trabalhos acadêmicos. Trataremos também  de um item que deve ser banido: plágio... O objetivo é  capacitar o aluno a desenvolver um trabalho monográfico de alto padrão.

Fundamentos de Custos é uma matéria que antecede a Análise de Custos e serve para capacitar o aluno a entender o funcionamento dos custos nas empresas industriais e comerciais. O objetivo é o aluno dominar a Análise Custo Volume e Lucro e alguns métodos de custeio, bem como a parte de precificação.

Contabilidade Introdutória objetiva incerir os  alunos no mundo fantástico da CONTABILIDADE, sempre tendo como premissa algumas leis que a regem: 6404, 11638,11941. O aluno será  capacitado a elaborar e realizar analises básicas das demonostrações contábeis.

Tópicos Especiais abordará vários itens importantes na formação do contador: Contabilidade Ambiental, Finanças, IFRS, Planejamento, dentre outras. O aluno será capacitado a elaborar a analisar estes itens abordados.

Estrutura e Análise de Balanço abordará a estrutura das Demonstrações Contábeis com  base na legislação vigente e como analisar estas demonstrações. O aluno será capacitado a analisar qualquer Demonstração Contábil...

BOM SEMESTRE A TODOS...

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

BSC

Dificilmente algum profissional da área contábil se aventura em áreas que dizem respeito as estratégias empresariais, pois bem... após ter trabalhado e estudado o tema, sou um admirador confesso deste conceito de gestão empresarial desenvolvida por David Norton.
Muitos me questionam: mas o que vem a ser este Balanced Scorecard????
Para responder, uso uma afirmação do professor Crepaldi, "o BSC é um sistema de gestão estratégica que permite a tradução da visão, missão e aspiração estratégica da empresa em objetivos tangíveis e mensuráveis..."  O BSC se alicerça em 4 perspectivas:  CLIENTES, PROCESSOS INTERNOS, APRENDIZADO E DESENVOLVIMENTO E FINANCEIRO. As quatro perspectivas deverão estar ligadas a estratégia da empresa.

As etapas da montagem do BSC são (resumidamente):
- Definição da estratégia;
- Alencar metas e indicadores com base nas 4 perspectivas;
- Periodicidade de acompanhamento;
Os indicadores são compostos por financeiros e não financeiros...mas lembrando que deverão estar alinhados com a estratégia da empresa, caso contrário se tornará nulo...